Sustentabilidadi

299 palavras 2 páginas
esA atividade de auto-desenvolvimento tem, como objetivo, analisar uma prática organizacional relacionada à sustentabilidade, projeto esse que a Natura tem adotado, marcando um modelo pioneiro de fazer negócios de forma sustentável. A marca foi buscar ativos da bio-diversidade na própria natureza, lugar, afinal, mais do que propício para tanto. A Natura Ekos apóia o desenvolvimento social e o fortalecimento da economia, não se esquecendo de cuidar do ambiente.

Em 2010, a marca inaugura o seu maior projeto de sustentabilidade: são sabonetes de murmuro, cupuaçu, maracujá e cacau, com 20% a 50% de óleo da bio-diversidade brasileira, extraído de ativos comprados de oito comunidades. Com isso, a empresa passa a beneficiar mais 263 famílias e dobra os recursos financeiros, considerado o período de um ano. A Natura levou cerca de dois anos para mapear as comunidades, para capacitar, para articular parcerias e para desenvolver os produtos. Em relação a essas comunidades, a exigência é que as matérias-primas fornecidas sejam extraídas ou cultivadas de forma sustentável, o que exige conhecimentos específicos. Além de valorizar os ativos da bio-diversidade, mantendo a floresta em pé, a Natura preocupa-se com o relacionamento com os fornecedores de matérias-primas, apoiando o desenvolvimento da cadeia de fornecimento. Tal processo engloba desde o mapeamento florestal, para identificar novas espécies de palmeiras, até a avaliação sócio-econômica e cultural. Ainda, a capacitação de pequenos agricultores. Isso gera trabalho, inclusão social.

A Natura, assim, é exemplo de empresa que sabe conciliar responsabilidade social e ambiental, pelo que vê-se que trabalha com vários valores: o econômico, o social e o ambiental. É importante, para o consumidor, saber qual produto está adquirindo, se o produto foi feito com consciência, isto é, sob uma perspectiva de preservação da natureza.

meus

Relacionados