surrealismo

Páginas: 2 (463 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INCLUENCIAS DO SURREALISMO

O Surrealismo se manifestou de diversas formas, tanto nas artes plásticas, quanto na literatura, cinema e teatro.

Mas foi através da pintura que as ideias dosurrealismo foram melhor expressadas. Através da tela e das tintas, os artistas plásticos colocam suas emoções, seu inconsciente e representavam o mundo concreto. O movimento artístico dividiu-se em duascorrentes. A primeira, representada principalmente por Salvador Dalí, trabalha com a distorção e justaposição de imagens conhecidas. Sua obra mais conhecida neste estilo é A Persistência da Memória.Nesta obra,  aparecem relógios desenhados de tal forma que parecem estar derretendo.
Os artistas da segunda corrente libertam a mente e dão vazão ao inconsciente, sem nenhum controle da razão. Joan Miróe Max Ernst representam muito bem esta corrente. As telas saem com formas curvas, linhas fluidas e com muitas cores. O Carnaval de Arlequim e A Cantora Melancólica, são duas pinturas de Miró querepresentam muito bem esta vertente do surrealismo.

Na literatura os escritores do surrealismo rejeitaram o romance e a poesia em estilos tradicionais e que representavam os valores sociais daburguesia. As poesias e textos deste movimento são marcados pela livre associação de ideias, frases montadas com palavras recortadas de revistas e jornais e muitas imagens e idéias do inconsciente. O poetaPaul Éluard, autor de Capital da Dor e André Breton, autor de O Amor Louco, Nadja e Os Vasos Comunicantes, são representantes da literatura surrealista.
No cinema os cineastas também quebraram com otradicionalismo cinematográfico. Demonstram uma despreocupação total com o enredo e com a história do filme. Os ideais da burguesia são combatidos e os desejos não racionais afloram. Dois filmesrepresentativos deste gênero do cinema são Um Cão Andaluz (1928) e L'Âge D'Or (1930) de Luis Buñuel em parceria com Salvador Dalí.)) 

No teatro o dramaturgo francês Antonin Artaud é o maior representante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Surrealismo
  • Surrealismo
  • Surrealismo
  • Surrealismo
  • SURREALISMO
  • Surrealismo
  • Surrealismo
  • Surrealismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!