Surrealismo

Páginas: 2 (384 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014
"A obra criativa não somente alarga o universo, como também enriquece e expande o homem interiormente."
Sobre o ato de criar...
Freud compara o trabalho do artista, tanto à fabricação do sintomaneurótico como do sonho, que tem a função de afastar a realidade insatisfatória e buscar, concomitantemente, o amparo do mundo da imaginação, o artista seria como a criança, pois ambos criam um mundode fantasia, impulsionadas por desejos insatisfeitos, que busca, assim, sua plena realização, mesmo que disfarçada.

Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estavasendo destruída pelo racionalismo.

O poeta e crítico André Breton (1896-1966) é o principal líder e mentor deste movimento.

Um dos principais manifestos do movimento é o Manifesto Surrealista de(1924)


Surrealismo absurdo, bizarro, estranho




Surrealismo na Arte

O Surrealismo destacou-se nasartes, principalmente por quadros, esculturas ou produções literárias que procuravamexpressar o inconsciente dos artistas, tentando driblar as amarras do pensamento racional. Entre seus métodos de composição estão a escrita automática.



O Surrealismo foi um Movimento fundadopelo poeta André Breton que a princípio tinha apenas expressão literária e caminhava ao lado do Dadaismo.


Éconsiderado o movimento mais forte e controverso do período entre guerras, tendo seespalhado pelo mundo inteiro e influenciado várias gerações.

O Surrealismo pretendia explorar a força criativa do subconsciente, valorizando um anti-racionalismo, a livre associação de pensamentos e ossonhos, norteado pelas teorias psicanalíticas de Freud.

O Surrealismo foi um Movimento fundado pelo poeta AndréBreton que a princípio tinha apenas expressão literária e caminhava ao lado doDadaísmo. Posteriormente, Breton foi reunindo, em torno de si, artistas plásticos, muitos saídos do movimento Dadá (que já anunciava sua morte nos anos 20).



Uma das muitas provas de que as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Surrealismo
  • Surrealismo
  • Surrealismo
  • Surrealismo
  • SURREALISMO
  • Surrealismo
  • Surrealismo
  • Surrealismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!