Iara Iavelberg

Páginas: 3 (711 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Iara Iavelberg nasceu numa rica família judia paulistana e aproximadamente aos 19 anos já estava inserida na militância política. Iara chegou ao Marxismo através do movimento estudantil emilitando no MR-8 (Movimento Revolucionário Oito de Outubro), conheceu Carlos Lamarca, comandante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) dois meses depois de ele desertar do exército. A paixão entre afilha de milionários paulista que tornou-se socialista e o filho de sapateiro carioca, foi fulminante. Os dois foram viver juntos e passaram dez meses escondidos em 'aparelhos' pelo país. Uma dascompanhias do casal nestes esconderijos e que testemunhou de perto a relação entre os dois, foi a guerrilheira 'Vanda', da VPR, codinome de Dilma Roussef.
Em 1970, começaram treinamento militar no Vale doRibeira - onde Iara deu aulas teóricas de marxismo aos guerrilheiros - e, caçados pelo exército, cartazes com a foto dos dois, entre outros, foi espalhado por todos os cantos do país. Neste ano, em 7de dezembro, Lamarca liderou o sequestro do embaixador suíço Giovanni Bucher, no Rio de Janeiro, em troca da libertação de 70 presos políticos. Nos primeiros meses de 1971, a maioria das organizaçõesde esquerda já estavam desarticuladas e semidestruídas, e os restos da VPR juntaram-se ao MR-8. Na nova organização, Iara, intelectual, teve um cargo de cúpula e Lamarca, considerado maisdespreparado pela nova direção, foi rebaixado a militante de base, enviado para o interior da Bahia, enquanto a mulher deveria se estabelecer em Salvador.
As causas e até a data de sua morte permanecemenvoltas em mistério. A data oficial é contestada por relatório do Ministério da Aeronáutica, segundo o qual ela teria se suicidado em 6 de agosto, acuada pela polícia em uma residência em Salvador. Algunsmilitantes, presos no DOI-Codi de Salvador, dizem ter ouvido seus gritos quando era torturada, o que contradiz a versão do Ministério da Marinha, segundo a qual ela teria sido morta durante "ação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • iara
  • Iara
  • Iara
  • IARA
  • Iara
  • iara
  • iara
  • Trab Iara

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!