sulfato de cobre

Páginas: 2 (484 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
Nesta experiência verificamos uma formação de cristais de sulfato de cobre em ambientes sedimentares. Foi possível verificar um crescimento e desenvolvimento dos cristais de forma rápida eprogressiva. Foi também possível verificar através do vídeo realizado alguns cristais que se agregaram a dos outros durante uma cristalização. Na Natureza, este processo é condicionado pela temperatura, pelarede cristalina do mineral e pelo espaço disponível.

Conclusão

Foi possível, então, verificar uma cristalização do sulfato de cobre que se dá em ambiente sedimentar pelo processo deprecipitação.

Introdução teórica

 Extração Soxhlet
A extração sólido – líquido consiste em solubilizar um dos componentes da mistura sólida, usando um solvente. Este processo é muito utilizado na indústriapara a obtenção de óleos comestíveis, a partir das sementes, como por exemplo, soja , algodão, milho e amendoim.
No caso da extração de óleos , a mistura sólida refere-se aos grãos (soja, algodãoetc) e o óleo é a substancia a ser extraída pelo solvente. A extração sólido-liquido também é chamada de lixiviação.
Os fatores que controlam a eficiência da extração são:
Dimensão da partícula: Quantomenos a partícula, maior a superfície de contato, portanto mais rápida e eficiente é a extração. O material não deve, entretanto ser muito fino, para que não haja entupimento do equipamento ou apartícula sólida ser carregada pelo solvente.
Escolha do solvente: O solvente deve ter viscosidade relativamente baixa (boa fluidez), para circular livremente pelo sólido, também deve ser escolhido deforma a miscibilizar o componente a ser extraído.
Tempo de contato entre a mistura e o solvente: quanto maior for o tempo de contato, mais eficiente será a extração.
Existem diversas técnicas que podemser empregadas no laboratório para se fazer uma extração sólido-liquido, entre elas podemos citar a maceração e o refluxo
A extração soxhlet destina-se principalmente a extração em pequena...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sulfato de Cobre
  • Sulfato de cobre
  • sulfato de cobre
  • Sulfato de Cobre
  • sulfato de cobre
  • Sulfato de cobre
  • Sulfato de cobre
  • Sulfato de cobre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!