Sulfato de Cobre

Páginas: 4 (960 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014
1. Objetivo
Observar a formação de cristais a partir de uma solução líquida supersaturada, e exemplificar a diferença entre monocristal ( cristal individual ) e um policristal ( agregado cristalino).
2. Definição de cristalização

A cristalização é o processo natural ou artificial da formação de cristais sólidos de uma seja homogênea. Ela consiste de dois principais eventos, a nucleação eo crescimento dos cristais ou crescimento molecular.
A nucleação é a etapa em que as moléculas do soluto dispersas no solvente começam a unir-se em escala nanométrica. Essa união constituem o núcleo esó se tornam estáveis a partir de um certo tamanho crítico, que depende das condições de operação. Se as moléculas não atinge a estabilidade necessária ele redissolve. É no estágio de nucleação que osátomos se arranjam de uma forma definida e periódica que define a estrutura do cristal.
O crescimento do cristal é o subsequente crescimento do núcleo que atingiu o tamanho crítico. A nucleação e ocrescimento continuam a ocorrer simultaneamente enquanto a supersaturação existir.
A supersaturação é a força motriz da cristalização, portanto, a velocidade de nucleação e de crescimento é comandadapela existência de supersaturação na solução. Dependendo das condições, tanto a nucleação quanto o crescimento podem ser predominantes um sobre o outro, e consequentemente, são obtidos cristais comtamanhos e formatos diferentes, controle do tamanho e da forma dos cristais é um grande desafio mesmo nos dias atuais.
Quando a supersaturação é ultrapassada, o sistema sólido-liquido atinge oequilíbrio e a cristalização está completa, a menos que as condições de operação forem modificadas do equilíbrio de forma a supersaturar a solução novamente.
Sólidos cristalinos São Uma substância pode serconsiderada cristalina quando os
átomos (ou moléculas) que a constitui estão dispostos segundo uma rede
tridimensional bem definida e que é repetida por milhões de vezes. (Ordem de longo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sulfato de cobre
  • sulfato de cobre
  • Sulfato de Cobre
  • sulfato de cobre
  • Sulfato de cobre
  • Sulfato de cobre
  • Sulfato de cobre
  • sulfato de cobre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!