sulfato de cobre

Páginas: 4 (975 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
Sulfato de Cobre (II) ou Sulfato Cúprico é um composto químico cuja fórmula molecular CuSO4. Este sal existe sob algumas formas, que se diferem por seu grau de hidratação. Na sua forma anidra ele seapresenta como um pó de coloração verde opaca ou cinzento, enquanto na sua forma penta-hidratada (CuSO4.5H2O), a forma no qual é mais encontrado, ele é azul brilhante. A forma anidra ocorre sob aforma de um mineral raro chamado de calcocianita. A forma hidratada ocorre na natureza como calcantita (penta-hidratado). Arcaicamente era chamado de vitríolo azul e pedra-azul.
Índice [esconder]
1Preparação
2 Propriedades Químicas
3 Usos
3.1 Como herbicida, fungicida, pesticida
3.2 Reagente Analítico
3.3 Aulas de Quimica
3.4 Outros Usos
4 Segurança
5 Ligações externas
6 ReferênciasPreparação[editar]



Preparação do sulfato de cobre(II) por eletrólise com ácido sulfúrico usando eletrodos de cobre
Por ser economicamente mais viável, o sulfato de cobre é geralmente comprado enão preparado em laboratório. Ele pode ser produzido pela reação química de ácido sulfúrico com uma variedade de compostos de cobre (II). Pode ser preparado também pela eletrólise de ácido sulfúrico,usando elétrodos de cobre.
Propriedades Químicas[editar]

O sulfato de cobre é um fungicida (mata fungos) muito usado na agricultura e jardinagem. É um dos principais componentes da Calda Borbalesa,empregada principalmente na cultura de frutos (uva, figo, goiaba, tomate, etc) contra uma doença fúngica chamada ferrugem.
O sulfato de cobre pentahidratado decompõe-se antes de liquefazer, perdendoquatro águas de hidratação à 110 °C a 200 °C, graças ao rompimento das interações de Van der Walls. À 650 °C o sulfato de cobre(II) decompõe-se em óxido de cobre(II) (CuO) e trióxido de enxofre (SO3).Sua coloração azul deve-se às suas águas de hidratação. Quando em contato com chama, seus cristais se desidratam e tornam-se cinzentos. O sulfato de cobre na sua forma anidra apresenta-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sulfato de Cobre
  • Sulfato de cobre
  • sulfato de cobre
  • Sulfato de Cobre
  • Sulfato de cobre
  • Sulfato de cobre
  • Sulfato de cobre
  • sulfato de cobre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!