Startup

Páginas: 3 (556 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014


ESTUDO DA STARTUP ENXUTA E ENGENHARIA
DE PRODUTO FOCADO EM STARTUPS


Resumo: Este artigo tem a finalidade de apresentar e definir o conceito de startup enxuta. Além disso, buscaestabelecer um paralelo entre o que foi aprendido na matéria de Engenharia do Produto(EL67D), da UTFPR, e o cenário peculiar de um startup. Por fim, o documento visa informar sobre formas de se estabelecer umstartup sustentável.

Palavras chave: startup enxuta, engenharia do produto, método de produção, sustentabilidade.

1. INTRODUÇÃO
Eric Ries em seu livro Lean Startup(pt. A Startup Enxuta)define startup da seguinte forma: “(...)é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza.”[1]. De fato, na última década o movimento de Startupstem crescido e virado uma febre entre empreendedores, e não só entre eles. Esta “extrema incerteza” e a possibilidade de elevados ganhos, aliados a ascensão de personalidades como Bill Gates e SteveJobs à cultura pop serviram para criar um mito e um charme em torno deste termo. A realidade, porém, não é tão charmosa.
Segundo estudos de Shikhar Ghosh[2], 3 a cada 4 nem sequer retornam o valorinvestido. Neste cenário que recentemente o método da Starup Enxuta vem ganhando força. Consistindo em lançar um Produto Viável Mínimo (MVP en. Minimun Viable Product)[3], ou seja, o produto em fase dedesenvolvimento inicial, inacabado, apenas com as principais funções operantes. Desta forma a empresa é capaz de direcionar o seu produto em função da resposta de seus usuários iniciais, evitando que aempresa gaste recursos e tempo em algo sem futuro.
É inegável a diferença e quase antagonismo entre esse método de produção e o lecionado na disciplina de Engenharia do Produto da UTFPR(EL67D).Embora claramente o método da Startup Enxuta seja inviável para uma empresa grande e estabelecida no mercado, pois esta colocaria seu nome em risco ao lançar um produto inacabado, para uma empresa não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Startup
  • STARTUP
  • Startups
  • O que é Startup
  • O Que é Startup
  • Startup
  • startup
  • Startup

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!