Startup

Páginas: 13 (3087 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
Startup
Dentro do segmento das empresas de pequeno porte, existe uma modalidade de empresas específica: as start-ups que podem ser definidas como empresas iniciantes de tecnologia (Fernandes, 2015).
Uma companhia start-up ou startup é uma empresa com um histórico operacional limitado. Essas empresas, geralmente recém-criadas, estão em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados. O termo setornou popular internacionalmente durante a bolha da internet, quando um grande número de empresas ponto com foram fundadas.
Uma startup é uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Por ser jovem e estar implantando uma ideia no mercado, outra característicadela é possuir risco envolvido no negócio. Mas, apesar disso, são empreendimentos com baixos custos iniciais e são altamente escaláveis, ou seja, possuem uma expectativa de crescimento muito grande quando dão certo. Algumas empresas já solidificadas no mercado e líderes em seus segmentos, como o Google, a Yahoo! e o Ebay, também são consideradas startups.
Essas empresas, normalmente de basetecnológica, possuem espírito empreendedor e uma constante busca por um modelo de negócio inovador. Este modelo de negócios é a maneira como a startup gera valor – ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro. Um exemplo é o modelo de negócios do Google que se baseia em cobrar por cada click nos anúncios mostrados nos resultados de busca. Outro exemplo seria o modelo de negócio de franquias: ofranqueado paga royalties por uma marca, mas tem acesso a uma receita de sucesso com suporte do franquiador – e por isso aumenta suas chances de gerar lucro. Empresas que criam modelos de negócio altamente escaláveis, a baixos custos e a partir de ideias inovadoras, são empresas startups. Startups não são somente empresas de internet. Elas só são mais frequentes na internet porque é bem mais barato criaruma empresa de software do que uma indústria.
Investimento
Em startups outra palavra que surge com frequência é investimento. Devido ao ambiente de incerteza em que é desenvolvido o negócio, até que o modelo certo seja encontrado, o investimento utilizado é de risco. Mas existe uma série de investidores que buscam por empresas startups para investirem, por isso o empreendimento que desenvolve umaboa ideia inicial possuiu mais chances de sucesso em encontrar investidores.
As start-ups enfrentam vários desafios, pois se encontram em um campo de negócios arriscado e incerto, especificamente na sua fase inicial e por isso precisam ser financiadas de modos diferentes em cada fase do seu desenvolvimento.

Star-up e tecnologia
No cenário atual, onde a economia é dominada por software e “o focodos negócios mudou de átomos para bits” (Cooper, Reimann e Cronin, 2007), as startups precisam ser ágeis e estarem continuamente preparadas para as mudanças.
Em empresas intensivas em tecnologia da informação e comunicação TIC, esta questão se torna essencial para sobrevivência.
A internet está remodelando o modo de agir e de se portar das pessoas, pois ele proporciona um amplo acesso a todos ostipos de informações (OECD, 2012). “Além disso, tornou-se uma infraestrutura fundamental que oferece suporte a todos os setores da economia” (OECDª apud Fernandes, 2015 ). É nesse contexto que nascem as start-ups/TIC: empresas iniciantes que desenvolvem produtos e serviços e que têm a internet como canal de distribuição (Fernandes, 2015).
Startups, métricas e crescimento acelerado
Outro tema que vemganhando importância nas Startups de Tecnologia é a utilização de métricas que de maneira simples exponham ao empreendedor o atual estágio de seu negócio. Bastante utilizadas para avaliação de Investidores no momento de captação de recursos para as Startups, métricas como o custo de aquisição de clientes (CAC), índice de cancelamento(Churn Rate) ou o valor do tempo de vida do cliente (Lifetime...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Startup
  • Startup
  • STARTUP
  • Startups
  • O que é Startup
  • O Que é Startup
  • Startup
  • startup

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!