Soluções qímicas

Páginas: 5 (1110 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2011
SOLUÇÕES QUÍMICAS

Solução, dispersão coloidal e suspensão
Solução é toda mistura homogênea de duas ou mais substâncias.
AS PARTÍCULAS DISPERSAS:
São moléculas ou íons comuns têm diâmetro menor que 1 nm (10dispersão coloidal : as partículas dispersas têm diâmetro entre 1 e 100 nm são agregados de moléculas ou de íons comuns, ou macromoléculas, ou macroíons isolados não se sedimentam sob aação da gravidade, nem sob a ação dos centrifugadores comuns, mas sim sob a ação de ultracentrifugadores não são retidas por filtros comuns, mas o são por ultrafiltros não são detectadas ao microscópio comum, mas o são com o auxílio do microscópio eletrônico e do ultramicroscópio.
NA SUSPENSÃO:
As partículas dispersas têm diâmetro maior que 100 nm são agregados de moléculas ou de íons sedimentam-sepela ação da gravidade ou dos centrifugadores comuns são retidas pelo filtro comum e são detectadas a olho nu ou com o auxílio de microscópios comuns.

Classificação das soluções

QUANTO AO ESTADO FÍSICO:

Sólidas, líquidas, gasosas

QUANTO À CONDUTIVIDADE ELÉTRICA:

Eletrolíticas ou iônicas não-eletrolíticas ou moleculares

QUANTO À PROPORÇÃO SOLUTO/SOLVENTE:

Diluída concentradanão-saturada saturada supersaturada

Concentração das Soluções

Um sistema homogêneo (solução) em equilíbrio fica bem definido após o conhecimento das nsq substâncias químicas que o constituem (análise química qualitativa), da pressão e temperatura (variáveis físicas quantitativas) e da quantidade de cada um de seus componentes (análise química quantitativa). Estas quantidades em geral sãoexpressas em relação à quantidade de solução; outras vezes utiliza-se como referência a quantidade de um de seus constituintes que poderá então ser chamado solvente e em geral é o disperso predominante. Tais frações quantitativas são chamadas concentração.
Concentração é um termo genérico. Por si só não é uma entidade físico-química bem definida, faltando para tanto caracterizá-la dimensionalmenteatravés da escolha das grandezas representativas das quantidades das substâncias químicas em questão. Por vezes é adimensional, representando, por exemplo, a relação entre a massa de soluto e a massa da solução; outras vezes é expressa em massa por volume; ou através de inúmeras outras maneiras. A escolha dimensional obedece a critérios baseados puramente na conveniência particular ao estudo que sepretenda efetuar. E esta conveniência particular em geral apóia-se no estabelecimento de equações simplificadas para expressar os princípios e leis do estudo em questão; ou então na maleabilidade operacional destas equações. Convém-nos adotar grandezas intimamente relacionadas ao número de moléculas das substâncias em estudo.

Tipos de concentração

% em massa: _massade soluto_ massa de solução´ 100
% em volume: _volume de soluto_ volume de solução ´ 100
(só é usada quando soluto e solvente são ambos líquidos ou ambos gasosos)
concentração em g/L: massa de soluto em gramas volume de solução em litros
concentração em mol/L: _quantidade de soluto (mol)_ volume de solução em litros
concentração em molalidade: _quantidade de soluto (mol)_ massa do solvente em kg
concentração em fraçãomolar de soluto: _quantidade de soluto (mol)_ quantidade de solução (mol)

Soluções Gasosas

As soluções gasosas são aquelas em que o disperso em maior quantidade é um gás. Estudaremos neste tópico apenas as soluções gasosas em que todos os seus constituintes são gases; e chamaremos estas soluções de misturas de gases visto que quase sempre tais misturas constituem sistemas homogêneos ouunifásicos. Como exceção a esta regra temos misturas de gases situadas num campo de força gravitacional, particularmente quando a altura é grande o bastante para que não se possa desprezar este efeito; assim, a fração molar dos gases da atmosfera é função da altitude e, portanto, a atmosfera não constitui uma solução.
As propriedades de estado mais utilizadas para descrever as misturas de gases...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qímica
  • qimica
  • Qímica
  • QIMICA
  • Trabalho de qimica
  • Trabalho de qímica
  • Reação Qímica
  • composiçao qimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!