Bioquim 1 1 1

Páginas: 7 (1704 palavras) Publicado: 27 de junho de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO D TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QÍMICA
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS





PRÁTICA 1
CARACTERIZAÇÃO DE LIPÍDIOS






PROFESSORA: JENIFFER MEDEIROS
ALUNAS:
BRUNA
DARLENE
MANUELA DE ANDRADE LEITE









Recife –Junho de 2015





1. Introdução

A primeira dificuldadeencontrada em seu estudo é a definição; a mais simples considera-os como substância solúvel em éter, clorofórmio e demais solventes das gorduras, mas pouco solúvel em água. E generalizando são classificados em dois grandes grupos: os lipídeos apolares ou neutros e os lipídeos polares. Os lipídeos apolares ou neutros são ésteres de ácidos graxos com álcoois, e incluem-se nesse grupo os glicerídeos,ceras, carotenóides, tepenóides e esteróides. Os lipídeos polares são substância que, além da ligação éster da união do ácido graxo e do álcool, têm outras funções químicas e pertencem a esse grupo os fosfolipídeos, cerebrosídeos e outros lipídeos complexos, como os esfingolipídeos (Ordóñez, 2005). Os óleos e as gorduras são substâncias insolúveis ou pouco solúveis em água, formadas pela reação deesterificação entre glicerol e ácidos graxos, chamados triglicerídeos.
O sabão é um sal solúvel em ácido graxo. O ânion do sal é constituído por uma cadeia carbônica muito longa, e cuja ponta está o -COO-. Considerando um sabão constituído por estearato de sódio. A cadeia longa apolar e extremidade polar do sabão possibilita a interação do sabão com meio polares e apolares. Quando dissolvido, aparte polar do sabão fica submerso na água, porque a água também é polar e a parte que não tem afinidade com a água fica fora da água. Essa disposição do ânion na superfície da água provoca o abaixamento da tensão superficial dela, possibilitando a formação de espuma, que remove a sujeira (Carvalho, 1995).
Os sabões são produzidos a partir dos óleos pelas reações de saponificação, que é uma reaçãode neutralização. Essa reação do óleo com solução aquosa de álcali resulta na formação de glicerol e em uma mistura de sais alcalinos de ácidos graxos (sabões) (RIBEIRO e SERAVALLI, 2001).
As bases usadas determinam a consistência do sabão obtido; o KOH e NaOH possibilitam a fabricação de um sabão mole e de um sabão duro, respectivamente (BARATA, 2003).
O objetivo deste trabalho foi avaliar ascaracterísticas físico-químicas de triacilgliceróis (esteres de ácidos graxos); as reações de hidrólise ácida e alcalina (saponificação); o poder de sabões solúveis.


2. Materiais e métodos

Materiais e equipamentos utilizados

· Banho-maria;
· Bastão de vidro;
· Béquer;
· Erlenmeyer;
· Garra metálica;
· Pêra;
· Pipeta;
·Fenolftaleina;
· Óleo vegetal;
· Água destilada;
· Etanol;
· Éter etílico;
· Clorofórmio;
· Acetona;
· Solução de NaOH;
· Solução alcoólica de KOH;
· Solução de ácido clorídrico;
· Solução de cloreto de cálcio;
· Solução de CaCl2;
· Suporte para tubo de ensaio;
· Tubos de ensaio.

Metodologia

1.solubilidade
Foram adicionados a cinco tubos de ensaio 1 ml de óleo vegetal em seguida foi adicionado 2 ml de água, etanol, éter etílico, clorofórmio e acetona em cada tubo correspondente, marcando-os para sua identificação. Após adição dos componentes foi feito uma agitação e verificado a solubilidade.
2.Reação de saponificação
Em um erlenmeyer de 125 mL foram adicionados 20 ml da solução alcoólica dehidróxido de potássio e 5 ml de óleo vegetal. Em seguida foi colocado o erlenmeyer em banho-maria até ferver e em seguida foram retiradas várias gotas e adicionadas a um tubo de ensaio que continha 2,0 ml de água destilada e agitado.
3.Separação de ácidos graxos
Foi colocado 4,0 ml da solução anterior em um tubo de ensaio e adicionado duas gotas de fenolftaleína e foram adicionadas alguma gotas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1429128911458 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1
  • 1 1 Slide 1
  • lista 1 1 1
  • Bioetica 1 1 1
  • portifolio_1__treinamento_e_desenvolvimento 1 1 1
  • 1 E 1
  • 1 1
  • 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!