Sociologia

Páginas: 3 (695 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Auguste Comte
e o positivismo sociológico
Animado desde a juventude com propósitos de “regeneração universal", sucessivamente pai oficial da sociologia, Auguste Comte (1798-1857) é o autor do Cursode filosofia positiva (1830-1842, em seis volumes). E é aqui que ele formula sua famosa lei dos três estágios, segundo a qual a humanidade, assim como a psique dos indivíduos particulares, passa portrês estágios:
a. estágio teológico;
b. estágio metafísico;
c. estágio positivo.
No estágio teológico os fenómenos são interpretados como “produtos da ação direta e contínua de agentessobrenaturais, mais ou menos numerosos"; no estágio metafísico são explicados com referência a essências, ideias, forças abstratas como a "simpatia", a “alma vegetativa" etc.; no estágio positivo o homem procuradescobrir, "com o uso bem combinado do raciocínio e da observação", as leis efetivas “de sucessão e de semelhança" que presidem ao acontecimento dos fenômenos.
O objetivo da ciência - escreve Comte- é a pesquisa das leis, e isso por causa do fato de que “apenas o conhecimento das leis dos fenômenos [ ... ] pode evidentemente levar-nos na vida ativa a modificá-los para nossa vantagem". Ciência,de onde previsão; previsão, de onde acão. Na esteira de Bacon e de Descartes, Comte afirma que será a ciência que fornecera ao homem o domínio sobre a natureza. Por conseguinte, é indispensávelconhecer sociedades. Eis, então, que Comte propõe a ciência da sociedade, a sociologia, como física social, que tem como tarefa a descoberta das leis que guiam os fenômenos sociais, assim como a físicaestabelece as leis dos fenômenos físicos; e faz isso por meio de observações e comparações. A física social ou sociologia divide-se em estática social e dinâmica social.
A estática social estuda ascondições comuns que permitem a existência das diversas sociedades no tempo: a sociabilidade fundamental do homem, a família, a divisão do trabalho e a cooperação nos esforços etc. A lei fundamental da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!