Mayombe

Páginas: 5 (1022 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Análise do Livro Mayombe

Mayombe – Romance escrito entre 1970/71 e publicado em 1980. Um livro que surge de um comunicado de guerra escrito por Pepetela, então guerrilheiro.
Na obra, o autor “ultrapassa o limite ideológico das narrativas da revolução” ao discutir no interior da uma floresta valores universais como a fraternidade e o amor. A floresta da Cabinda domina o cenário e rasuravestígios da cultura portuguesa ao apresentar uma majestade tropical que determina um novo tempo.
“O meio físico, portanto, torna-se condutor da obra que inaugura na literatura angolana a diegese permeada por várias vozes enunciadoras que, coordenadas por um narrador em terceira pessoa .
Mayombe é um espaço que dinamiza duas forças: uma centrípeta (lugar para onde convergem todas as vozes epráticas revolucionárias) e outra centrífuga (lugar de onde partirão os guerrilheiros promotores da mudança social e sobretudo política). Inserido no momento histórico quevivia Angola, qual seja, combate ao colonialismo e afirmação da nacionalidade, Mayombe é a história dos que combateram na conquista por um espaço coletivo, violentado há séculos pela pilhagem da terra e dos habitantes.
A visãoda floresta, apresentada logo no primeiro capítulo e citada muitas vezes ao longo do romance mostra uma visão simbólica da natureza veiculada pela mata fechada e impenetrável apagando o ponto de vista colonial estereotipado que associava a paisagem africana apenas ao mato e a um exotismo redutores. Faz aflorar a simbologia do útero materno. A visão unificada da copa das árvores, vista por cima,mostra a unidade e a coesão de uma floresta que é construída por árvores e arbustos independentes, mas que ao se unirem torna-se impenetrável e invencível. Como metáfora do país, a união deve ser o ponto em comum que une e coordena mesmo os que são de diferentes origens e pautam suas atitudes na diversidade.
A floresta, portanto, resulta num “entrelugar” em que a individualidade (dosguerrilheiros) não inviabiliza a convivência coletiva, visto que atua como elemento agregador da consciência utópica. A aquisiçãodessa capacidade é o que possibilita, ao fim da narrativa, o fato de esse mesmo solo acolher o corpo de Sem Medo, o comandante morto em combate, que renascerá como herói mítico, divinizado tal qual Ogun, o Prometeu africano.
“Os guerrilheiros de Mayombe tem o poder concedidopelo supranarrador de enunciar suas histórias, o que é feito ao longo dos capítulos (expresso na obra em itálico) distinguindo, assim, o relato de cada um da “história” principal”. É uma narrativa escrita a onze vozes. O narrador constrói narrativas a partir de múltiplas vozes – plurilinguismo, fugindo ao monolinguismo da narrativa em 1ª pessoa.
“As personagens de Mayombe estão afastadas daperfeição do herói épico”. Apesar da coragem incontestável que os move, cada um destes homens sente medo e mesmo envoltos em auréolas divinas que lhes é atribuída, não deixam de lado características plenamente humanas que os conduzem a atitudes imorais e desonestas como o roubo do dinheiro do madeireiro por Ingratidão do Tuga.
Pepetela mostra no romance uma ênfase positiva nos guerrilheiros doMayombe, cujas ações são postas no mesmo plano de Ogum e do gesto de Prometeu.
A dedicatória de Mayombe (epígrafe) é onde o autor evoca o mito de Prometeu acorrentado, esta chama a atenção para o acúmulo de palavras que remetem a conceitos, situações e fatos políticos, ideológicos, geográficos, míticos e mitológicos, cujos conteúdos articulam-se em torno dos guerrilheiros, sem os quais não haverianarrativas. Além de indicar a dedicatória (aos guerrilheiros), justifica a motivação (porque ousaram desafiar os deuses). A ação política dos guerrilheiros é qualificada como força dos mitos de Ogum (deus africano do ferro e da guerra) e do Prometeu (deus grego que concedeu o fogo aos homens). Mostra assim uma nova perspectiva em que África e Grécia estão num mesmo nível, sem que haja reação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pepetela Mayombe
  • Mayombe de Pepetela
  • Resumo da Obra de Pepetela "Mayombe"
  • Resumo da Obra de Mayombe
  • MAYOMBE: SINGULARIDADE E DIVERSIDADES NA GUERRILHA
  • MAYOMBE: NARRATIVA DE GUERRA EM MEIO À INDEPENDÊCIA ANGOLANA
  • Angolanidade em construção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!