microscopia

Páginas: 5 (1076 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Partes do microscópio
Base ou pé: Parte fundamental.
Braço: Apoiasse a base.
Mesa ou platina: Apoia as amostras.
Lente ou lentes oculares: Local onde coloca os olhos para pode observar as amostras.
Tubo ou canhão: Onde estão presas as lentes.
Revolver ou tambor: Fica sob o canhão, serve para movimentar as lentes objetivas.
Lente objetiva: Presa no revolver.
Charriot: Serve para manipulaas amostras.
Macrométrico: fica na lateral do braço, é a peça maior, serve para dar o ajuste grosso.
Micrométrico: fica na lateral do braço, e a peça menor, serve para dar o ajuste fino.
O almofariz (também chamado gral, pilão, moedor ou morteiro) é um utensílio que serve para moer pequenas quantidades de produtos1 , por vezes misturando vários ingredientes. É usado na cozinha, em laboratóriosde química e biologia molecular. Antigamente era peça essencial nas farmácias de manipulação, mas atualmente está perdendo proeminência devido aos instrumentos elétricos2 .
A técnica consiste em segurar o pistilo pelo cabo e amassar, bater no corpo a ser triturado, amassado, pilado, pulverizado, contra o almofariz. Na foto ao lado, o pistilo está dentro do almofariz, sobre o alimento a sertransformado.
É uma tigela de paredes grossas e utiliza-se colocando dentro o material que é moído por uma outra peça chamada pistilo, ou “mão do almofariz”, com a forma de uma semi-esfera com um cabo e geralmente do mesmo material que o almofariz é feito, madeira, barro, pedra ou metal. Os equivalentesjaponeses têm os nomes de suribachi e surikogi.
O almofariz é o equivalente, em tamanho pequeno, aopilão ainda em uso na Ásia, África, América Central (em especial o México) e nos Estados Unidos(por influência de imigrantes) para moer especiarias ou ervas frescas para fins culinários. Os índios da América do norte cavavam estes almofarizes em rochas (fixas), geralmente utilizados por seguidas gerações, e onde ainda hoje se podem ver.

Bico de Bunsen é um dispositivo amplamente usado emlaboratórios científicos para aquecer substâncias. É utilizado na esterilização de pequenos objetos, para aquecer produtos químicos, polir a fogo vidros quebrados e para muitas outras finalidades. Basicamente, um bico de Bunsen é um queimador de gás de pequeno porte com uma chama ajustável, onde pode-se manipular a quantidade de gás e ar. O queimador recebeu este nome em homenagem a Robert WilhelmBunsen, químico alemão, que recebeu os créditos pela invenção do aparelho, baseado no projeto de seus assistentes Michael Faraday e Peter Desaga.
A constituição de um bico de Bunsen inclui um tubo de metal vertical com aproximadamente 13 cm de comprimento, que é ligado a uma base. Esta base inclui um bocal para conectar-se com uma fonte de combustível, bem como uma válvula de gás e um regulador decombustão para controlar a quantidade de ar através de pequenos buracos na base do tubo. O gás se mistura com o ar na parte inferior do tubo e, logo em seguida, vai em direção ao topo do tubo, onde pode ser aceso com um fósforo ou isqueiro, produzindo uma notável e luminosa chama, que pode ser controlada tanto na sua altura quanto em sua intensidade. Existem vários tipos de bicos de Bunsendisponíveis no mercado para uso com gás liquefeito de petróleo (GLP), gás do carvão hulha e gás natural.

1 - válvula de ar fechada; 2 - válvula de ar quase fechada; 3 - válvula de ar semi-aberta; 4 - válvula de ar totalmente aberta
A chama produzida pelo bico de Bunsen varia em cor (amarelo-laranja à azul) e temperatura (300º C à 1600º C). Quando os orifícios de ar (oxigênio) são totalmente fechados nabase do aparelho, o gás só irá se misturar-se com o ar ambiente depois que ele saiu do tubo, na parte superior. Essa mistura produz uma chama amarelo brilhante conhecida como "Chama de Segurança", pois é mais fácil de ser visualizada e menos quente. Esta chama também é referida como chama “suja” pelo fato de deixar uma camada de carbono (fuligem) sobre o que é aquecido. A temperatura atingida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microscopia
  • Microscopia
  • microscopia
  • microscopia
  • Microscopia
  • microscopia
  • Microscopia
  • Microscopia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!