Sociologia geral e jurídica - resumo

Páginas: 6 (1260 palavras) Publicado: 5 de março de 2013
SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA
OBJETO DE ESTUDO DO DIREITO:
Estuda as normas que regulam o comportamento social, estabelecendo direitos e obrigações entre as partes, através dos sistemas legislativos característicos das sociedades. Concentra-se, portanto, na análise dos fatores normativos do comportamento social. Exemplos: direito trabalhista, direito comercial, direito civil, etc.
OBJETO DEESTUDO DA SOCIOLOGIA:
Estudo científico das relações sociais, das formas de associação, destacando-se os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, fenômenos que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos. Estuda o homem e o meio humano em suas interações recíprocas. A Sociologia, desta forma, é o estudo e o conhecimento objetivo da realidade social”. Exemplos:formação e desintegração de grupos; divisão das sociedades em estratos, mobilidade de indivíduos e grupos nas camadas sociais; processos de competição e cooperação, etc.
Cabe à Sociologia estudar a sociedade como um todo, com características e relações que podem ser observadas em qualquer sociedade.
Compete, portanto à Sociologia, o estudo do homem e do universo sociocultural como um todo,analisando as relações entre os diversos fenômenos sociais.

* Os pensadores sociais e suas obras mais significativas na modernidade e contemporaneidade: Durkheim, Weber e Marx

Marx:

“Fundador do materialismo histórico, Karl Marx (1818-1883), na realidade um filósofo social e economista alemão, contribuiu para o desenvolvimento da Sociologia, salientando que as relações sociais decorrem dosmodos de produção (fator de transformação da sociedade), numa tentativa de elaborar uma teoria sistemática da estrutura e das transformações sociais.
O postulado básico do marxismo é o determinismo econômico, segundo o qual o fator econômico é determinante da estrutura do desenvolvimento da sociedade.

O homem, para satisfazer suas necessidades, atua sobre a natureza, criando relaçõestécnicas de produção.

Para Marx, a sociedade divide-se em infra-estrutura e superestrutura. A infra-estrutura é a estrutura econômica, formada das relações de produção forças produtivas. A superestrutura divide-se em dois níveis: o primeiro a estrutura jurídico-política, é formado pelas normas e leis que correspondem à sistematização das relações já existentes; o segundo, a estrutura ideológica(filosofia, arte, religião, etc.), justificativa do real, é formado por um conjunto de idéias de determinada classe social que, através de sua ideologia, defende seus interesses. Sendo a infra-estrutura determinante, toda mudança social se origina das modificações nas forças produtivas e nas relações de produção (...).
Obra principal O Capital”.

Durkheim:

Émile Durkheim (1858-1917), “francês, éconsiderado por muitos estudiosos o fundador da Sociologia como ciência independente das demais Ciências Sociais. Ao preconizar o estudo dos fatos sociais como „coisas‟, através de regras de rigor científico, determinou seu objeto, próprio dos estudos sociológicos, e sua metodologia”.
Sua primeira obra, A divisão do trabalho social (1893) (...) enuncia dois princípios básicos: consciênciacoletiva e solidariedade mecânica e orgânica.

Por consciência coletiva entende-se a soma de crenças e sentimentos comuns à média dos membros da comunidade, formando um sistema autônomo, isto é, uma realidade distinta que persiste no tempo e une as gerações..

As „primitivas‟ coletividades humanas são caracterizadas pela solidariedade mecânica, que se origina das semelhanças entre os membrosindividuais. Para a manutenção dessa igualdade, necessária à sobrevivência do grupo, deve a coerção social, baseada na consciência coletiva, ser severa e repressiva...

O encontro de interesses complementares cria um laço social novo, ou seja, um outro tipo de princípio de solidariedade, com moral própria, e que dá origem a uma nova organização social. Durkheim denomina de solidariedade orgânica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SOCIOLOGIA GERAL E JURIDICA
  • sociologia geral e jurídica- questões
  • Sociologia Geral E Juridica
  • Sociologia Geral e Jurídica
  • sociologia geral e juridica
  • Sociologia Geral e Júridica
  • Diferenças entre sociologia geral e jurídica
  • Apostila de Sociologia Geral e Jurídica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!