ewfsdfs

2494 palavras 10 páginas
AULA 01
TÍTULO
Máximo de três palavras.
Objeto da Sociologia do Direito

SINOPSE DA AULA
**IMPORTANTE**
Não escrever em tópico e sim em formato de texto
A primeira aula visa apresentar o que se estuda em Sociologia do Direito e a sua conformação enquanto um campo das ciências sociais. É uma aula introdutória que visa apresentar um panorama geral deste ramo do conhecimento no mundo.
ROTEIRO DE ESTUDO
É o resumo da aula para anotação e utilização dos telespectadores, como se fosse escrito no quadro da sala de aula. É a relação dos principais dispositivos legais, e jurisprudência, citados na aula e as respectivas matérias por eles normatizadas. O roteiro será lido pelo professor no estúdio, nos dois ou três minutos finais de cada aula.
Nesta primeira aula, trataremos do tema central do curso: o que é a Sociologia do Direito, quais os seus métodos, temas relevantes e sua importância para o conhecimento jurídico em geral. Se as teorias jurídicos nos auxiliam à compreender o que é o fenômeno jurídico (seja pela formação do conceito de norma jurídica, seja pelo conceito de ordenamento, ou, ainda, pelos meios de interpretar as normas, aplicando-as em casos concretos), a Sociologia tem utilidade precípua na descrição da vida social. Ora, é uma noção evidente que o direito decorre das interações e da vida social. Logo, o conhecimento científico que ajude a desvendar as regularidades da vida social, será bastante útil para entender o direito. É corrente a divisão de que o fenômeno jurídico pode ser observado de duas perspectivas: interna e externa. Assim, as teorias do direito organizariam o substrato teórico à compreensão e ação racional, com o objetivo de gerar enunciados normativos. Seja em casos concretos, seja em hipóteses abstratas. O prisma da Sociologia do Direito é externo. A compreensão da racionalidade intrínseca dos processos decisórios do direito não é o foco da Sociologia. O seu objeto é a compreensão das ações sociais relacionadas com o

Relacionados

  • ewfsdf
    4299 palavras | 18 páginas