sociedade limitada

Páginas: 4 (891 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Sociedade Limitada
Sociedade limitada é aquela que realiza atividade empresarial, formada por dois ou mais sócios que contribuem com moeda ou bens avaliáveis em dinheiro para formação do capitalsocial. A responsabilidade dos sócios é restrita ao valor do capital social, porém respondem solidariamente pela integralização da totalidade do capital, ou seja, cada sócio tem obrigação com a suaparte no capital social, no entanto poderá ser chamado a integralizar as quotas dos sócios que deixaram de integralizá-las.

Divisão do Capital - Quotas
O capital social divide-se em quotas, iguaisou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio.Pela exata estimação de bens conferidos ao capital social respondem solidariamente todos os sócios, até o prazo de cinco anos da data do registro dasociedade.
É vedada contribuição que consista em prestação de serviços.
A quota é indivisível em relação à sociedade, salvo para efeito de transferência, caso em que se observará o disposto no artigoseguinte.
No caso de condomínio de quota, os direitos a ela inerentes somente podem ser exercidos pelo condômino representante, ou pelo inventariante do espólio de sócio falecido.
Os condôminos dequota indivisa respondem solidariamente pelas prestações necessárias à sua integralização.

Cessão de Quotas
Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quemseja sócio, independentemente de audiência dos outros, ou a estranho, se não houver oposição de titulares de mais de um quarto do capital social.
A cessão terá eficácia quanto à sociedade e terceiros, apartir da averbação do respectivo instrumento, subscrito pelos sócios anuentes.

Sócio Remisso
Não integralizada a quota de sócio remisso, os outros sócios podem tomá-la para si ou transferi-la aterceiros, excluindo o primitivo titular e devolvendo-lhe o que houver pago, deduzidos os juros da mora, as prestações estabelecidas no contrato mais as despesas.

Lucros - Reposição
Os sócios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade limitada
  • Sociedade Limitada
  • Sociedade limitada.
  • Sociedade Limitada
  • Sociedade limitada
  • Sociedade Limitada
  • SOCIEDADE LIMITADA
  • Sociedade limitada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!