servico social

Páginas: 7 (1721 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
1. APRESENTAÇÃO

O serviço social é uma profissão pautada na defesa da liberdade e direitos dos cidadãos, na efetivação de direitos sociais, planejamento, gestão e execução de políticas públicas, programas e projetos sociais, os quais são desenvolvidos e executados pelo órgão gestor, CRAS, CREAS, juntos com o Ministério Público e o Jurídico, atuando na proteção da criança e adolescente, comseus direitos violados.
O programa de abrigo tem por finalidade acolher e assegurar proteção integral em caráter provisório e excepcional às crianças e adolescentes, em situação de risco eminente, ou vulnerabilidade social e circunstancial e/ou afastados de seus lares por decisão judicial em virtude de maus tratos, exposição à violência, abandono ou exclusão social.
As estagiárias de serviçosocial da Unitins, elaboraram o projeto de intervenção, como parte da avaliação dentro do estágio curricular em serviço social. A intervenção de prática está direcionada ao projeto Natal Solidário junto a Casa-lar Caminho Seguro, desenvolvido na cidade de Dois Vizinhos, Paraná onde estão inseridas 14 crianças e adolescentes, muitas oriundas de municípios vizinhos com idades entre 03 (meses) a 15anos.
O abrigo Casa Lar Caminho Seguro está localizado à Rua Argentina, nº 78, bairro Santa Luzia, município de Dois Vizinhos, Estado do Paraná. As instalações são da Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos, onde as atividades são executadas pelo órgão governamental, sem fins lucrativos, mantido com recursos públicos municipais de Dois Vizinhos e de doações de pessoas físicas e jurídicas.
A CasaLar Caminho Seguro conta com uma equipe técnica, composta por dois assistentes sociais e uma psicóloga e uma equipe de apoio, uma mãe social e duas auxiliares de serviços gerais, que foram contratados pelo município:
As estagiárias estão inseridas em campos diferenciados (CRAS, CREAS, ORGÃO GESTOR), e detectaram uma demanda importante em comum, buscando mobilizar e sensibilizar a comunidade paraconhecer as necessidades da entidade, buscando uma proposta de apadrinhamento afetivo para dar as crianças e adolescentes a oportunidade de viver experiências e construir referências afetivas, junto aos empresários e a sociedade civil, garantindo assim um natal especial.

2. JUSTIFICATIVA

A família é, na maioria dos casos, um espaço de proteção e de sociabilidade, um local de referênciapara crianças e adolescentes de suma importância para seu desenvolvimento social e afetivo. Na ausência de condições da família de origem garantir os direitos de suas crianças e adolescentes, o processo de abrigamento deve ser uma medida excepcional e provisória.
Toda criança e adolescente tem direito a viver num ambiente que favoreça seu processo de desenvolvimento, que lhe ofereça segurança,apoio, proteção e cuidado.
De acordo com o Art. 4 do estatuto da criança e adolescente, salienta que

É dever da família, comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, e aconvivência familiar e comunitária (CRES, 2007).

Tendo em vista o exposto, optou-se por realizar o projeto de intervenção na Casa Lar, a qual abriga crianças sob medida de proteção, vítimas de violência doméstica e/ou negligência por parte dos pais e/ou responsáveis. As crianças chegam à casa, conduzidas pelos conselhos tutelares ou justiça por terem sido abandonadas pela família ou por estarem emsituação de risco e abandono em decorrência da violência doméstica dos pais, do uso de substâncias químicas, prostituição, entre outros motivos.
O projeto “Natal Solidário”, refere-se a data comemorativa que faz alusão (referência), ao vínculo familiar o qual envolva a comunidade. Na comemoração, as crianças e adolescentes serão estimuladas a manter viva a lembrança de uma infância feliz com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!