atividad de desertivo

610 palavras 3 páginas
Atividade Avaliativa

Nome: Luiza Gabriela
Tema Abordado: Predatismo

O predatismo ou predação é uma relação ecológica interespecífica desarmônica em que uma espécie animal (predadora / caçadora), decorrente ao instinto de sobrevivência, captura e mata outra espécie de nível trófico inferior (presa), para dela se alimentar.
Esse tipo de relação ocorre principalmente em seres carnívoros (leão, lobo, tigre, homem), contudo também entre os herbívoros. Neste caso, com denominação de herbivorismo, bem caracterizado pelo ataque de formigas, gafanhotos ou lagartas a uma lavoura, destruindo velozmente uma cultura.
Porém, evolutivamente surgiram adaptações desenvolvidas pelas presas, selecionadas em defesa à predação, por exemplo, o mimetismo, a camuflagem e o aposematismo (cores de advertência). A espécie predadora em busca de alimentos para sobrevivência caça outras espécies (presas), que geralmente estão situadas em um nível trófico inferior ao do predador.
Os predadores necessitam de capturar alimentos saciáveis e por isso se adaptam a reconhecer presas evitando espécies não comestíveis. Sabe reconhecer espécies venenosas ou não palatáveis devido à lembrança das reações adversas de suas caçadas anteriores.
As interações entre presas e predadores são muito complexas e sofrem mudanças no tempo evolutivo. Os predadores evoluem em suas várias habilidades de capturar e consumir presas. Da mesma forma as presas evoluem em suas várias formas de defesas (camuflagem, mimetismo, por exemplo).
Os predadores possuem fortes influências sobre a abundância de espécies em vários níveis tróficos e exercem um importante papel no equilíbrio entre estas. Se os predadores carnívoros não existissem, os animais herbívoros, por exemplo, se multiplicariam cada vez mais o que resultaria no declínio de material vegetal disponível.
Os predadores podem ser divididos de acordo com sua dieta em:
Monófagos: São espécies que consomem apenas um tipo específico de presa.
Estenófagos:

Relacionados