Sociedade em meio ao fantasma do consumismo

Páginas: 2 (363 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
A máquina econômica não para, dia a dia. Trava se uma batalha incessante ao extrair, produzir e consumir. A busca pelo mais e melhor nunca foi tão grande. A partir do XVIII, a Revolução industrialveio por consolidar o modelo de produção em série que em seu objetivo primário visava no consumo da sociedade seu lucro.
A sociedade incorporou muito bem seu papel de consumidora e, fiel às marcas eseus produtos, sempre esteve disposta a adquirir cada item recém-lançado. Com a recente explosão demográfica as pessoas não mais buscam novos utensílios com objetivo prático, mas sim com a intençãode substituir a felicidade não presente em suas vidas.

Com a crise europeia e o episódio da bolha imobiliária americana, cinco anos atrás fica claro que a doutrina defendida por economistas de que,o consumo é a base de todo o desenvolvimento merece e deve ser revista. Desigualdade social, problemas de saúde. Índice de violência, escassez de recursos naturais e a degradação do planeta crescem namesma proporção em que o lucro de empresas bilionárias avançam.   Impulsionado pela alta do poder aquisitivo, mais pessoas têm se tornado escravas do consumismo na falha perspectiva de atingir afelicidade, e na verdade acabam por encontrar a desilusão. O capitalismo tem papel fundamental nesse está fortemente ligada ao consumo; a grande mazela mundial está ligada ao fato do exagero desenfreadoque nos faz comprar mais. Parcimônia seria a solução para um futuro mais justo e sem enormes discrepâncias.
  É notório o fato de que para existir harmonia entre felicidade e consumo tem de haverresponsabilidade entre quem produz e quem consome a conscientização de que o material não pode substituir o abstrato é de grande importância, pois valores que encontrados em simples gestos não podem seperder em meio ao desenvolvimento.
O filme, Amor Por Contrato, nos retrata bem essa ilusória felicidade. Motivados pelo prazer do consumo muitos, ate morrem quando se dão conta. Que tudo não passa de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Sociedade e o Consumismo
  • Consumismo e meio ambiente
  • O consumismo e o meio ambiente
  • Meio Ambiente e Consumismo
  • consumo, consumismo e meio ambiente
  • Consumismo E Meio Ambiente
  • Consumismo E O Meio Ambiente
  • Consumo e consumismo na sociedade contemporena

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!