Diagrama de Ishikawa

Páginas: 2 (416 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Diagrama de Ishikawa
Esse diagrama, também denominado diagrama de causa-efeito, identifica em que e como os fatores material, mão-de-obra, máquinas, método de trabalho e outros influenciam aocorrência de um problema ou o desempenho de um processo.
(Livro Administração da Produção, Petronio .G. Martins, Fernando P. Laugeni ;p-401)

O Diagrama de Ishikawa, ou Causa-Efeito ou popularmentechamado como Espinha de Peixe, permite estruturar hierarquicamente as causas de um determinado problema ou até uma oportunidade de melhora. O mesmo pode ser usado também em outras situações além do ditoa cima por permitir estruturar qualquer sistema que resulte em uma resposta (uni ou multivariada) de forma gráfica e sintética.
As causas de certo problema podem ser agrupadas, a partir do conceito6M como decorrentes de falhas em: Mão-de-obra, Máquinas, Materiais, Meio Ambiente, Métodos e Medidas como e possível ver no desenho abaixo um exemplo de como e formado o Diagrama de Ishikawa. O uso dos6M e possível identificar as causas de um problema e também serve como uma estrutura inicial onde facilita a visualização para o raciocínio e análise do mesmo.

Figura 1. Diagrama de Ishikawa(Gráfico de Causa e Efeito)




Figura 2. Diagrama de Ishikawa usando os 6M
Diagrama de Ishikawa
Esse diagrama, também denominado diagrama de causa-efeito, identifica em que e como os fatoresmaterial, mão-de-obra, máquinas, método de trabalho e outros influenciam a ocorrência de um problema ou o desempenho de um processo.
(Livro Administração da Produção, Petronio .G. Martins, Fernando P.Laugeni ;p-401)

O Diagrama de Ishikawa, ou Causa-Efeito ou popularmente chamado como Espinha de Peixe, permite estruturar hierarquicamente as causas de um determinado problema ou até umaoportunidade de melhora. O mesmo pode ser usado também em outras situações além do dito a cima por permitir estruturar qualquer sistema que resulte em uma resposta (uni ou multivariada) de forma gráfica e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diagrama de ishikawa
  • Diagrama de ishikawa
  • Diagrama de Ishikawa
  • Diagrama de Ishikawa
  • Diagrama de ishikawa
  • Diagrama de ishikawa
  • Diagrama de ishikawa
  • Diagrama de ishikawa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!