resumo do livro redes e movimentos

Páginas: 5 (1169 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS)
Período: 4° 2012/1
Disciplina: Planejamento e Administração em Serviço Social
Professor (a): Elizângela Glória
Acadêmica: Delia Linhares



Serviço Social




Palmas – TO
Agosto/2013




Novos movimentos sociais,
A construção da democracia e o
Papel dos mediadores

Introdução
Para elaboração do presentetrabalho, parte-se da noção de que o autoritarismo na cultura brasileira não é apenas o resultado do agir das elites políticas, mas também suas raízes nas formas como as classes dominadas se submetem e reproduzem em suas próprias praticas cotidianas este autoritarismo.Na ultima década o projeto de democratização da sociedade brasileira tem alcançado envergadura nacional e para alguns grupossociais a corrosão do autoritarismo,presente nos mais diversos aspectos da vida social,tornar-se a utopia necessária .Pretende-se refletir também sobre o papel de alguns grupos que se organizam em movimentos sociais e destacar a importância dos mediadores nestes processos.
Argumenta-se que tenha surgido “novos movimento sociais’’que almejam atuar no sentido de estabelecer um novo equilíbriode forças entre Estado e sociedade civil, bem como nas relações de forças entre dominados e dominantes, entre subordinados e subordinantes.
O numero de pessoas participantes nestes movimentos é bastante reduzido, o que leva ter pouca significação. Porém merecem consideração, pois emergem a partir da sociedade, pelas brechas que abrem na tradição histórica da cultura política do país e pelonovo significado cultural e político presentes na práxis destes grupos.

Desenvolvimento
Alguns estudiosos do assunto demonstram o predomínio de uma formação histórica reprodutora de relações sociais autoritárias e conservadoras ,seja no plano de política institucional, seja no plano da sociedade civil.
Considerando outros momentos da sociedade civil ,como antes de1930,antes de 1964,após 1964 com a nova esquerda e grupos de resistência armada,verifica se que estes não apresentaram garantia de continuidade e de capacidade de corrosão das novas formas autoritárias e excludentes das elites do poder.
Após um período de relativo imobilismo da sociedade civil, resultante do poder estatal, começaram a surgir movimentos com características distintas daquelas dopassado e que, conforme a nomenclatura internacional forma denominados por muitos de “novos movimentos”.
Rezende (1985, p. 38) assim se refere a esta nova forma de organização:
“os movimentos sociais não podem ser pensados, apenas, como meros resultados da luta por melhores condições de vida, produzidos pela necessidade de aumentar o consumo coletivo de bens e serviços”. Os movimentos sociais devemser vistos, também (e neles, é claro, os seus agentes), da como produtora História, como forças instituintes que, alem de o Estado autoritário e capitalista, questionam, com sua prática, a própria centralização /burocratização tão presentes nos partidos políticos’’.
Os assim denominados NMS não são um fenômeno exclusivo da sociedade brasileira, pois estes te m surgido em diferentes países(capitalista mais avançados ou mais atrasados, principalmente a partir de 1970) e compartilham de alguns aspectos comuns de um mesmo modelo cultural- ou contra cultural ao existente.Eles possuem especificidades dependendo das situações estruturais e conjunturais onde se organizam.Seu significado político social terá, portanto, a ver com as relações que estabelecem com essas condições socialmentedadas.
Segundo De La Cruz (1985), os NMS apontam para um projeto alternativo em construção, resultante da ruptura que estes grupos tentam estabelecer diante de varias crises da sociedade contemporânea no que diz respeito aos seus modelos econômicos (de desenvolvimento), estatal e cultural.
A autora diz que: “transformar” não é só modificar a sociedade a partir do aparelho do Estado, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do Livro Redes
  • RESUMO DO LIVRO TEORIAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
  • Resumo: “Movimentos em Rede, Soberania Nacional e Globalização Alternativa”
  • Movimentos Populares na Idade Média
  • Resumo do primeiro capítulo do livro redes de computadores e a internet.
  • Resumo do Livro: COMUNICAÇÃO DE DADOS E REDES DE COMPUTADORES
  • Resumo dos 2 primeiros capítulos do livro ''domínio do movimento'' de rudolf laban
  • Resumo do livro Seis questões fundamentais da comunicação organizacional estratégica em rede

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!