A historia da Arte na Idade Média

Páginas: 18 (4489 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

A ARTE NA IDADE MÉDIA

Quando Roma começou a ser invadida pelos povos bárbaros, por volta do século IV, fez com que o Imperador Constantino transferisse a capital do Império para Bizâncio, uma colônia grega localizada entre a Europa e a Ásia, no estreito de Bósforo. E lá, no ano de 330, fundou a cidade de Constantinopla, que, graças a sua localização geográfica privilegiada, viria a serpalco de uma verdadeira síntese das culturas greco-romana e oriental.
Em 395 d.C., após a morte do imperador Teodósio, o Império Romano foi dividido entre seus dois filhos: Honório e Arcádio. Honório ficou com o Império Romano do Ocidente, tendo Roma como sua capital, e Arcádio ficou com o Império Romano do Oriente, com a capital Constantinopla.
O Império Romano do Ocidente, cuja capital era Roma,sofreu sucessivas invasões até cair completamente em poder dos bárbaros, no ano de 476, data que marca o fim da Idade Antiga e o início da Idade Média.
O Império Romano do Oriente ficou conhecido como Império Bizantino e alcançou seu apogeu político e cultural durante o governo do Imperador Justiniano, que reinou de 527 a 565. Apesar das contínuas crises políticas, manteve-se a unidade doImpério até 1.453, quando os turcos tomaram sua capital, Constantinopla, dando início a um novo período histórico, a Idade Moderna.

A Idade Média é dividida em dois períodos. O primeiro período é o da Alta Idade Média, compreendido entre os séculos V ao XI, e o segundo é o da Baixa Idade Média, ocorrido entre os séculos XII ao XV.
A Alta Idade Média, iniciada com a queda do Império Romano doOcidente, em decorrência das invasões dos povos bárbaros, foi marcada pelo processo de ruralização da sociedade europeia. Fugindo dos ataques bárbaros, os povos do Império Romano que viviam nas cidades passaram a se dirigir para o campo, como forma de se protegerem dos ataques. Com os ataques e a permanência dos bárbaros nos territórios conquistados, aos poucos foi surgindo uma nova formação social,resultando da mistura das instituições romanas e germânicas.
A Baixa Idade Média foi o período em que se iniciou a desintegração do mundo feudal europeu. As consequências das cruzadas no âmbito comercial proporcionaram um renascimento do comércio com o Oriente a partir do século XII. Outro renascimento do período foi o Renascimento Urbano, decorrente do comércio nas feiras do interior do continente,que levou à expansão das cidades. Essas mudanças resultaram aos poucos na diminuição do poder cultural católico, abrindo espaço ao conhecimento baseado no que sobrou da cultura produzida por gregos e romanos, que encontraram difusão nas universidades criadas a partir do século XII.
A Idade Média foi denominada, erroneamente, como Idade das Trevas pelos estudiosos do século XVI, por não ter agrandiosidade cultural da Antiguidade clássica, devido ao suposto desaparecimento da cultura greco-romana efetuado pelas invasões bárbaras e o domínio da Igreja.. Nesse período, a evolução das artes e da cultura foi praticamente nula, pois devido as constantes invasões bárbaras, as populações migraram para o campo, onde não havia condições nem público para um desenvolvimento artístico-cultural.Para esses estudiosos, a dominação religiosa havia deixado na escuridão os conhecimentos antigos. Essa perspectiva não corresponde ao que realmente aconteceu, já que os conhecimentos antigos foram mantidos, pois caso contrário esses pensadores não saberiam da existência do conhecimento produzido por gregos e romanos.
Foi necessário cerca de um milênio de lentas mudanças econômicas e políticas paraque o caminho rumo à modernidade fosse preparado, pois somente no século XIX, a passou a ser entendida como etapa necessária da história da civilização ocidental.
A Igreja Católica, já organizada nas últimas décadas do Império Romano, tornou-se a instituição mais importante desse período, devido à progressiva conversão dos bárbaros ao Cristianismo e à grande quantidade de propriedades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • história da arte antiga e a idade média
  • Historia da arte judaica na idade média
  • Síntese história da arte: idade média e renascimento.
  • Historia da arte- idade média até neo-impressionismo
  • A arte na idade media
  • ARTE NA IDADE MÉDIA
  • Arte da idade média
  • arte idade media

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!