Crítica ao filme show de truhman

942 palavras 4 páginas
O filme “O show de Truman: o show da vida” foi escolhido pois permite analisar de maneira simples e direta como nós, indivíduos de uma sociedade, somos cercados de mecanismos que nos guiam por caminhos que, às vezes, não são os que desejaríamos escolher, e o filme retrata muito bem essas relações entre indivíduos, meios de manipulação e controle social.

A história de um homem, Truman Burbank, que vive, desde o seu nascimento, em um mundo falso, onde todos são atores, a cidade é apenas um grande cenário e cujo cotidiano é filmado e transmitido ao vivo pela TV minuto a minuto, sem que ele saiba.

Mudanças sociais ocorridas no séc. XVIII e XIX levaram a alterações do jogo do poder, que foi sendo gradativamente substituído pelo que Foucault denomina de sociedades disciplinares, as quais atingiram o seu apogeu no séc. XX. A passagem de uma forma de dominação a outra ocorreu quando a economia do poder percebeu ser mais eficaz e rentável “vigiar” do que punir, sendo claro um exemplo no filme quando uma das questões abordadas é a perda da privacidade devido à vigilância cada vez mais presente em nossas vidas.

Ao fazer um estudo topológico na qual interrogava as formações históricas, Foucault descobriu uma engenharia que atravessa quase meio século, praticamente despercebida, enquanto estratégias ou táctica de poder. Aparece contudo, como uma mecânica de observação individual, classificatória e modificadora do comportamento, uma arquitetura formulada para o espaço da prisão, ou para outras administrações, tais como: a fabrica, a escola, o manicómio. Essa maquinaria era o Panóptico.

Todo o Panóptico, na verdade, é estruturado como uma ficção. É precisamente a aparente omnipresença do inspector que sustenta a perfeita disciplina no Panóptico, controlando os movimentos de transgressão entre os internos. O é inspector perfeito, o inspector é omnipresente, é aquele que nunca aparece - mas que pode aparecer a qualquer instante. O inspector perfeito é, enfim, uma voz,

Relacionados