So sei nada sei

Páginas: 13 (3195 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
Silogismo
Silogismo
Um silogismo (do grego antigo συλλογισμός, "conexão de idéias", "raciocínio"; composto pelos termos σύν "com" e λογισμός "cálculo") é um termo filosófico com o qual Aristóteles designou a argumentação lógica perfeita e que mais tarde veio a ser chamada de silogismo, constituída de três proposições declarativas que se conectam de tal modo que a partir das duas primeiras,chamadas premissas, é possível deduzir uma conclusão. A teoria do silogismo foi exposta por Aristóteles em Analíticos anteriores.
Silogismo regular é o argumento típico dedutivo, composto de 3 proposições - Premissa Maior (P), Premissa Menor (p) e Conclusão (c) - onde 3 termos, Maior (T), Médio(M) e Menor (t), são compostos 2 a 2. Num silogismo, as premissas são um ou dois juízos que precedem aconclusão e dos quais ela decorre como consequente necessário dos antecedentes, dos quais se infere a consequência. Nas premissas, o termo maior (predicado da conclusão) e o termo menor (sujeito da conclusão) são comparados com o termo médio, e assim temos a premissa maior e a premissa menor segundo a extensão dos seus termos.
Um exemplo clássico de silogismo é o seguinte:
Todo homem é mortal.Sócrates é homem.
Logo, Sócrates é mortal.
Índice [esconder]  * 1 O silogismo e sua estrutura * 2 Tábua de oposições * 2.1 Leis de oposição * 3 Figuras e modos do silogismo * 3.1 Primeira figura * 3.2 Segunda figura * 3.3 Terceira figura * 3.4 Quarta figura * 3.5 Redução dos modos * 4 Regras do silogismo * 5 Silogismos derivados * 5.1 Entimema *5.2 Epiquerema * 5.3 Polissilogismo * 5.4 Silogismo expositório * 5.5 Silogismo informe * 5.6 Sorites * 5.7 Silogismo hipotético * 5.8 Dilema * 6 Ver também |
[editar] O silogismo e sua estrutura
O silogismo é estruturado do seguinte modo:
* Todo homem é mortal (premissa maior)
* homem é o sujeito lógico, e fica antes do verbo ;
* é representa aação , isto é, o verbo que exprime a relação entre sujeito e predicado;
* mortal é o predicado lógico, e fica após o verbo.
* Sócrates é homem (premissa menor)
Logo, Sócrates é mortal (conclusão).
Conforme Kant, silogismo é todo juizo estabelecido através de uma característica mediata. Dito de outra forma: silogismo é a comparação de uma característica de uma coisa com outra, pormeio de uma característica intermediária.
[editar] Tábua de oposições

Tábua de oposições
A tábua de oposições, também chamado quadrado lógico ou quadrado dos opostos, tem origem obscura mas geralmente se aceita que Boécio lhe deu a forma final. Trata-se de um artifício didáctico que indica as relações lógicas fundamentais.
Assim, temos o seguinte esquema de premissas:
A - universal afirmativae singular afirmativa(Todo homem é mortal; Este homem é mortal)
E - universal negativa e singular negativa(Nenhum homem é mortal; Este homem não é mortal)
I - particular afirmativa (Algum homem é mortal)
O - particular negativa (Algum homem não é mortal)
Exemplo de tábua de oposição:
Todo ser vivo é mortal
Contrária: Nenhum ser vivo é mortal
Sub-contrária: Algum ser vivo é mortalContraditória: Algum ser vivo não é mortal
[editar] Leis de oposição
As leis de oposição regem as relações entre as premissas.
Contraditoriedade: se um modo é verdadeiro, o outro é falso;
Contrariedade: ocorre apenas nos modos A e E. As premissas contrárias entre si não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo, mas podem ser falsas ao mesmo tempo;Pois, se assim forem,a particular afirmativa será falsa porser a contraditória da universal negativa e verdadeira, por ser a conversão da universal afirmativa.
Subcontrariedade: as premissas não podem ser falsas ao mesmo tempo, mas podem ser verdadeiras ao mesmo tempo.Pois se assim forem,as contrárias de quem elas são contraditórias serão simultaneamente verdadeiras, o que é um absurdo.
[editar] Figuras e modos do silogismo
Um raciocínio dedutivo é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Só sei que nada sei
  • Só sei que nada sei
  • só sei que nada sei
  • Só sei que nada sei
  • Só sei que nada sei
  • Só sei que nada sei.
  • So sei que nada sei
  • Só sei que nada sei

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!