sistemas trifasicos

Páginas: 5 (1241 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2013





















Sistemas trifásicos:

O sistema trifásico é a forma mais comum de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em corrente alternada. Este sistema incorpora o uso de três ondas senoidais balanceadas, defasadas em 120 graus entre si forma a balancear o sistema, tornando-o muito mais eficiente.
O estudo dos circuitos trifásicos é um casoparticular dos circuitos polifásicos.
Por razões técnicas e econômicas o sistema trifásico tornou-se padrão em geração, transmissão e distribuição dentre todos os sistemas polifásicos.
Os sistemas trifásicos possuem a flexibilidade de poder atender cargas monofásicas, bifásicas e trifásicas sem qualquer alteração em sua configuração, porém as cargas não trifásicas ocasionam desequilíbrio nosistema.
As cargas trifásicas podem ser interligadas ao sistema de dois modos distintos: Em estrela, também chamado de Y: um dos terminais das cargas é conectado a uma das fases do sistema enquanto o outro terminal é conectado a um ponto comum que é o neutro utilizado para se medir as tensões de fase.
Em triângulo, também chamado de delta: um dos terminais das cargas é conectado a um outro terminal deoutra carga e as fases do sistema são interligadas nos pontos de junção dos terminais da carga.
A transmissão de potência sob a forma trifásica apresenta vantagens econômicas em relação à transmissão monofásica. No sistema polifásico as tensões e correntes são descritos pela utilização de uma notação com índice duplo. Por exemplo: VAB = tensão do ponto A com relação ao ponto B; VNA = tensão doponto A com relação ao ponto N. Para representar as tensões e as correntes serão representadas através de seus valores eficazes.








Sistema trifásico equilibrado:
O sistema trifásico diz-se que é equilibrado porque são idênticas entre si as amplitude das 3 fases, assim como o desfasamento entre elas. Quando tal não acontece, designa-se por sistema trifásico desequilibrado .
Figura 1– Diagramas de exemplos de sistemas trifásicos desequilibrados


Uma das características dos sistemas trifásicos equilibrados é a soma das tensões das fases ser nula em qualquer instante.

No diagrama das amplitudes complexas também se pode verificar que num sistema equilibrado de tensões se tem:

 

Figura 2 – Diagramas da soma das amplitudes complexas
Sistemas trifásicos desequilibrados:Cargas trifásicas são definidas como não equilibradas se pelo menos uma impedância de uma dasfases difere das restantes.
Estrela desequilibrada:
Estrela desequilibrada significa que as impedancias não são iguais entre si. Umadas funçoes do condutor neutro é manter iguais entre si os potenciais N e N’ como Z1 é diferente de Z2 e de Z3 e como I1 é diferente de I2 e de I3.
Se as cargas tiveremfatores diferentesentre si a situação e semelhante conduzindo a corrente no neutro.
Triangulo desequilibrado:
Quando as impedancias Z1,Z2 eZ3 não são iguais entre si ou os fatores de potencia diferem uns dos outros.
As tençoes compostas são iguais,entao as correntes nas cargas diferem entre si.
Estrela desequilibrada sem neutro:
Esta é a situaçao mais perigosa que pode acontecer num sistematrifasico.
A corrente que deveria passar pelo neutro irá distribuir-se pelas 3 fases modificando o valor das correntes e das tensões que estavam aplicadas ás cargas,deixando de ser iguais ás tensões simples.
Quando falta o neutro a uma carga desequilibrada a carga que tiver menor impedancia será percorrida por mais corrente e terá uma tensao aplicada mais elevada. A carga que tiver mais impedanciaserá percorrida por menor corrente e terá uma tensao aplicada menor.
Concluimos portanto que o neutro é indispensável quando as cargas são desequilibradas, para evitar desequilibrios de tensões e reduzir desequilibrios das correntes.






Tensão simples e composta:
Tensão simples (Us) é a tensão entre qualquer condutor de fase e neutro.

Tensão composta (Uc) é a tensão entre duas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas trifasicos
  • Sistema trifasico
  • sistemas trifasicos
  • Sistema Trifásico
  • Sistemas trifasicos
  • Sistema trifasico
  • sistema trifasico
  • Sistemas Trifásicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!