fdasdadas

1064 palavras 5 páginas
Consórcio modular1

“Procuram-se investidores para trabalhar em parceria num consórcio. Além de capacidade técnica comprovada deverão atuar individualmente em suas áreas de especialidade, garantindo o cumprimento integral de prazos e especificações. Cada parceiro será responsável por todos os custos direta ou indiretamente envolvidos em sua área de atuação, sendo os resultados obtidos, rateados proporcionalmente à participação de cada um.” Este projeto poderia ser denominado de mutirão, associação, parceria ou consórcio modular. (RIBEIRO, 2007)
O conceito do consórcio modular foi escolhido para estruturar o processo de fabricação da fábrica de caminhões da Volkswagen em Resende. Ele reúne numa mesma fábrica 7 grandes empresas de autopeças, especialistas em cada etapa do processo produtivo. Os sete parceiros são responsáveis pela montagem de conjuntos completos (kits): Maxion (montagem do chassi); Arvin Meritor (eixos e suspensão); Remon (rodas e pneus); Powertrain (motores); AKC e Delga (armação da cabina); Carese (pintura) e VDO (tapeçaria).
Cabe à Volkswagen o controle de qualidade e o desenvolvimento do produto, tendo sempre como objetivo a satisfação do cliente. Operando sob o mesmo teto, a Volkswagen e os modulistas-parceiros possuem políticas integradas e decisões por consenso e a Volkswagen é a aglutinadora e líder do consórcio. Neste conceito inovador a posição de fornecedor é substituída pela do parceiro, e o faturamento imediato substituído pelo lucro pós-venda.
O consórcio modular objetiva formar equipes flexíveis, otimizando os recursos disponíveis, para maximizar resultados, num modelo de alta competitividade. O consórcio modular busca redução nos custos de produção, investimento, estoques e tempo de produção e confere maior qualidade ao produto final. “A grande vantagem é que podemos trabalhar apenas aquilo que é core business para nossa organização. E contamos com a parceria com quem sabe fazer, já que são especialistas em cada um dos

Relacionados

  • fdasdada
    1129 palavras | 5 páginas