sistemas trifasicos

Páginas: 5 (1241 palavras) Publicado: 30 de janeiro de 2014

Trabalho de Electricidade/Electrónica

Tema: Corrente Alternada Trifásica


Professor: Filipe Pereira
















Trabalho Realizado por: Bruno Dias nº3 12ºH
30-01-2014


Índice
Introdução…………………………………………………………………………………………………………………3
Sistemas em estrela/triângulo……………………………………………………………………………………5
Modelagem de sistemas trifásico………………………………………………………………………………6Definição…………………………………………………………………………………………………………………..7
Configuração variável e definições básicas………………………………………………………………..8
Sistema Trifásico……………………………………………………………………………………………………….9
Conclusão………………………………………………………………………………………………………………….10














Introdução

O sistema responsável pelo transporte de energia eléctrica das unidades geradoras para as unidades consumidoras écomposto basicamente por três subsistemas: 
Sistema de geração de energia ·Composta pelos elementos responsava pela conversão da energia de alguma fonte primária em energia eléctrica e quaisquer outros componentes das unidades de geração. 

Sistema de transmissão 
Composta pelos elementos responsáveis pelo transporte da energia obtida dos vários sistemas de geração para o(s) sistema(s) dedistribuição interligados pelo sistema de transmissão. 

Sistemas de distribuição 
Composta pelos elementos responsáveis pela adequação da energia para o uso de consumidores de grande, médio e pequeno porte. 

A transmissão de energia eléctrica é feita por meio de um sistema de transformadores e condutores eléctricos também chamados de linhas de transmissão os quais transmitem a energia eléctricagerada nas unidades geradoras para as unidades consumidoras ou cargas. 

O sistema de transmissão permite que a tensão eléctrica proveniente dos terminais dos geradores localizados nas unidades de geração alcance a alimentação das unidades de consumo atendidas pelo sistema. 

Nos primórdios da implementação do sistema de transmissão de energia de longa distância, graças ao avanço tecnológicoprincipalmente devido ao trabalho de Nikola Tesla foi utilizado o sistema alternado para as tensões e correntes, de forma a permitir o transporte de energia a longas distâncias sem perdas significativas a ponto de inviabilizar o processo. 



Para a geração de tensões e correntes alternadas, utiliza-se geradores síncronos ou de indução que em teoria poderiam fornecer qualquer número de sinais detensões e correntes alternadas igualmente desfasadas entre si dependendo da construção dos geradores. 
Por questões de praticidade, económicas (economia de material) e técnicas (qualidade da energia fornecida), optou-se por utilizar o sistema trifásico. 



A corrente trifásica traz-nos algumas vantagens:
A corrente na linha é menor, reduzindo o diâmetro dos condutores da instalação;
Podeser utilizado também para alimentar cargas monofásicas;
Os motores trifásicos têm menores dimensões que os monofásicos de mesma potência.
Ao nível da produção um alternador trifásico é muito menos volumoso, com melhor funcionamento e mais económico que um monofásico da mesma potência. Com efeito um gerador trifásico tem uma potência superior de aproximadamente 50%, relativamente à de umalternador monofásico do mesmo volume.






Sistemas em estrela/triângulo

As cargas trifásicas podem ser interligadas ao sistema de dois modos distintos: 
Em estrela: um dos terminais das cargas é conectado a uma das fases do sistema enquanto o outro terminal é conectado a um ponto comum que é o neutro utilizado para se medir as tensões de fase. 

Em triângulo, também chamado de delta:nesta configuração um dos terminais das cargas é conectado a um outro terminal de outra carga e as fases do sistema são interligadas nos pontos de junção dos terminais da carga. 
Estrela (símbolo: Y) | Triângulo ou delta  

Na conexão estrela podemos calcular o valor eficaz das 'tensões de linha' a partir dos valores eficazes das 'tensões de fase': 
E as 'correntes de fase' são idênticas às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas trifasicos
  • Sistema trifasico
  • sistemas trifasicos
  • Sistema Trifásico
  • Sistemas trifasicos
  • Sistema trifasico
  • sistema trifasico
  • Sistemas Trifásicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!