SISTEMA NERVOSO

Páginas: 8 (1783 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2
SISTEMA NERVOSO
O que é o sistema nervoso 3
Composição do Sistema Nervoso 3
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Encéfalo 4
Cerebelo 4
Cérebro 5
Como funciona o cérebro 6
Tronco Encefálico 7
Medula Espinhal 8
NEURÔNIOS 9
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO 10
Sistema Nervoso Voluntário 11Sistema Nervoso Autônomo 12
Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático 13
CONCLUSÃO 15
GLOSÁRIO 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

INTRODUÇÃO

Tremores, suores e até mesmo o famoso “frio na barriga”, o que seria isto? Muitos podem responder que é apenas um sinal de nervosismo, mas o que ocasiona isto? Vários fatores em um estado chamado Sistema nervoso nofabuloso mundo que é o corpo humano, sistema este que é responsável não apenas pelos comandos do tal nervosismo mas responsável também por muitos outros estímulos em todo o nosso corpo a serem revelados no decorrer deste trabalho.






















O QUE É SISTEMA NERVOSO




O sistema nervoso, é o “centro de comando” do organismo humano, a partir dele étransmitidos as informações para realização das demais funções do corpo humano, como batimento cardíaco , os sentidos , memorias etc.












O sistema é divido em duas partes, sistema nervoso central e sistema periférico , sendo o primeiro constituído pelo o encéfalo e medula espinhal que processam as informações pelo organismo e o segundo pelos nervos , gânglios e terminaçõesnervosas que transmitem as informações pelo corpo, ou seja , o central recebi as informações do organismo , processa a informação e depois transmite pelo periférico a resposta ao organismo, como por exemplo , o exame de reflexo ao qual o médico dá uma pequena batida no nervo situado no joelho que transmite ao sistema central através da medula espinhal que responde pelo sistema periférico com omovimento da perna, se esse processo é respondido de forma instantânea significa que a pessoa não possui nenhum problema em seu sistema , mas caso demore a ter uma reação significa que a pessoa possuí algum problema que precisa ser estudado.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Encéfalo








Encéfalo
Cerebelo




O cerebelo e o que nos da o equilíbrio para que nos possamos andar, pois sem elenos iriamos ficar tropeçando e caindo sem coordenação nenhuma.

Cérebro

















O cérebro é um órgão presente no sistema nervoso central, situado no interior craniano humano ou de outro qualquer vertebrado.


Como funciona o cérebro











Muitas das vezes administram emoções, percepções e pensamentos que guiam nosso comportamento, dirigindoe executando nossas ações e emoções.







Tronco Encefálico









Mesencéfalo – responsável basicamente pela visão, através de dois lóbulos ópticos, situados dorsalmente.
Ponte – transmite as informações da medula e do bulbo ate o córtex cerebral, então, pode ser considerado um auxiliar para efetivação do tônus muscular.
Bulbo – responsável pelo processo de funcionamentodos órgãos, como do batimento cardíaco.











Medula Espinhal

















Na medula espinhal residem todos os neurónios motores que enervam os músculos e também os eferentes autónomos. Recebe também toda a sensibilidade do corpo e alguma da cabeça e atua no processamento inicial da informação de todos estes inputs que são nevos mais sensíveis.NEURÔNIOS











Neurônio: principal componente do sistema nervoso.·.
O neurônio é a parte mais importante do sistema nervoso, porque são eles que através de sinapses transmitem as informações de um sistema ao outro.
Os nervos são toda a extensão de um neurônio que vão atingir as fibras musculares para locomoção, por exemplo.






SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema nervoso
  • Sistema nervoso
  • Sistema nervoso
  • Sistema Nervoso
  • Sistema nervoso
  • Sistema nervoso
  • Sistema Nervoso
  • sistema nervoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!