sintese

Páginas: 4 (801 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014







BRASÍLIA-DF2014
A matemática existe em função das necessidades sociais do homem, durante o período paleolítico precisava apenas de ter noções de mais-menos, maior-menor, formas esimetria. Era uma matemática adjetiva, noção de igualdade, os artefatos recebiam formas e ficavam reto-curvos certos- tortos simétricos com interior.
O paleolítico superior já estava mais avançado cominstrumentos mais engenhosos, com a pictografia, necessitando de números e figuras, noções intuitivas de paralelismo e perpendicularismo, conceito de triangulo, circunferência e reta.
Ela começa ater representações simbólicas, palavras designando os primeiros números e formas, mais mesmo assim não supria a necessidade do homem, foi criada a ideografia.
A neolítica já contava com númerosmaiores, possibilitando a construção de um calendário, os números eram representados por riscos em paus ou ossos, nós em cordas, pedrinhas e palavras, usando o ‘ábaco’.
A quantidade de formas criadasaumenta a qualidade dessas formas, simétricas e regulares, mais retas, paralelas e perpendiculares, aumentando a capacidade de previsão. É o período que vai do inicio da produção ate o ponto em que oshomens geram o necessário para a sobrevivência, as aldeias vão se transformando em casas.
Surgem os senhores e os escravos, no tempo dos faraós as terras eram demarcadas de acordo com aspossibilidades das famílias para que pudessem cultivá-las, não sobra tempo ocioso nem mão de obra ociosa.
No inicio da antiguidade com o comércio, as construções, a posse e a demarcação das propriedades anavegação iniciou uma nova evolução na matemática, criaram o calendário de 365 dias, o relógio de sol e a balança.
Já conheciam o ábaco, desenvolveram a geometria criando formas para o calculo de formase volumes. Nesse mesmo período na babilônia aconteciam coisas semelhantes,assim como em outros lugares,inclusive na América.
O povo grego utilizava-se de ferramentas mais eficientes, nesse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sintese
  • Sintese
  • Sintese
  • Sintese
  • Síntese
  • Sintese
  • Sintese
  • Síntese

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!