Sintese

Páginas: 2 (407 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
A síntese de proteínas

Os genes são unidade hereditárias que se constituem de DNA que possuem informações para a síntese de proteínas.
Pra uma melhor compreensão, a síntese de proteínas pode serdividida em três etapas: transcrição, ativação de aminoácidos e tradução.

Transcrição

A síntese de uma molécula de RNA a partir de um molde de DNA chama-se "TRANSCRIÇÃO".

Esta molécula é oRNAm (RNA mensageiro).

Nesta transcrição, modificações podem ocorrer sobre a molécula de RNA transcrita, convertendo-a de uma cópia fiel em uma cópia funcional do DNA.

A enzima RNA polimerase émediadora deste processo.

Por fim, o RNAm se desloca para fora do núcleo, se fixando no ribossomo indicando um molde para a síntese da proteína. 


Ativação de aminoácidos 
O agente desta etapa éo RNAt (RNA transportador), que está ligado de forma específica a cada um dos 20 aminoácidos encontrados nas proteínas. 

Fazem extenso pareamento de bases intracadeia, e atua no posicionamentodos aminoácidos na seqüência prevista pelo código genético, no momento da síntese protéica. 


A sequência de três bases que formam o anticódon complementam o códon de RNAm.

Tradução 
A traduçãoé o processo em função do qual se formam as seqüências de aminoácidos que constituem as proteínas, a partir de uma seqüência correlativa expressa pelo RNA mensageiro, numa linguagem de basesnitrogenadas. Assim, de um fragmento de DNA dado, que contém a informação precisa para que se forme uma proteína concreta, obtém-se uma cópia, a qual é o RNAm que guiará diretamente o processo de tradução. AoRNAm unem-se vários ribossomos que, ao se deslocarem, efetuarão um autêntico processo de "leitura química".

Cada grupo de três bases do RNAm -- por exemplo GCC -- corresponde na linguagemnucleotídica a um aminoácido dado, neste caso a alanina. 




O ribossomo reconhece por meios químicos o caráter desse trio (designado em genética como códon) e um RNA de transferência leva até ele o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sintese
  • Sintese
  • Sintese
  • Sintese
  • Síntese
  • Sintese
  • sintese
  • Sintese

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!