simulados

Páginas: 9 (2076 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013
1a Questão (Ref.: 200827512129)
5a sem.: Contexto histórico do surgimento da explicação e análise da sociedade
Pontos: 1,0 / 1,0

"Há leis tão determinadas para o desenvolvimento da espécie humana como para a queda de uma pedra". "(...) Na ordem natural que devem seguir para tal fim, ou seja, na ordem do grau maior ou menor de suas relações com o homem. Foi assim que a Astronomia emprimeiro lugar, a Física em seguida, mais tarde a Química, e em nossos dias enfim a Fisiologia [Biologia], constituíram-se ciências positivas. Esta revolução encontra-se plenamente efetuada em todos os nossos conhecimentos particulares, e tende, evidentemente, a operar-se agora na Filosofia, na Moral e na Política, sobre as quais a influência das doutrinas teológicas e da metafísica já foi destruídaaos olhos de todos os homens instruídos, sem que, todavia, sejam ainda fundadas em observações. É a única coisa que falta ao desenvolvimento espiritual do novo sistema social". (Auguste Comte, em carta a seu amigo Valat, 1820) Baseando-se no texto acima, quais são os "três estados" nos quais Comte afirma que a sociedade pode passar:



Estado teológico, metafísico e positivo

Estadometafísico, teológico e moderno

Estado positivo, teológico e metafísico

Estado antigo, medieval e moderno

Estado teológico, transcendental e metafísico




2a Questão (Ref.: 200827508799)
3a sem.: Natureza e cultura
Pontos: 0,0 / 1,0

Leia atentamente o texto abaixo: Comem muito e com grande avidez e, apesar de embebidos em sua tarefa, ainda acham tempo para fazer grande bulha. Aaltura da mesa faz com que o prato chegue ao nível do queixo; cada qual espalha seus cotovelos ao redor e, colocando o pulso junto à beirada do prato, faz com que, por meio de um movimento hábil, o conteúdo todo se lhe despeje na boca. Por outros motivos além deste, não há grande limpeza nem boas maneiras, durante a refeição; os pratos não são trocados, sendo entregues ao copeiro segurando-se o garfo ea faca numa mesma mão; por outro lado, os dedos são usados com tanta frequência como o próprio garfo. Extraído de LUCCOCK, J. As refeições no Rio de Janeiro, princípio do século XIX. In CÂMARA CASCUDO, L. Antologia da Alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1977. p. 163. Ao comparar os hábitos culinários dos habitantes do Rio de Janeiro com os de sua terra natal,tomando esses como referência, o autor expressa uma postura chamada de:



Identidade Cultural

Positivismo

Relativismo Cultural

Diversidade Cultural

Etnocentrismo




3a Questão (Ref.: 200827510384)
5a sem.: CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA ANÁLISE SOCIOLÓGICA
Pontos: 1,0 / 1,0

"O AMOR POR PRINCÍPIO, A ORDEM POR BASE, O PROGRESSO POR FIM", Auguste Comte.
A frase acima,que é o lema do Positivismo comteano, está ligada a uma fase da história da sociedade brasileira marcada por grandes transformações ocorridas no país, no século XIX. Essa ligação se dá devido à:



influência do Positivismo no processo de mudanças sociais ocorridas após a Independência do Brasil, expressos na Bandeira Nacional.

tendência secularizante dos monarquistas que viam na figura doImperador uma possibilidade de mudanças sociais importantes.

influência do Positivismo entre os republicanos, que adotaram o lema de Comte expresso na Bandeira Nacional.

motivação expressa na Bandeira Nacional, como forma de encorajar a nação a abraçar o lema do Positivismo durante o Império.

influência positivista entre os membros da monarquia brasileira, devido à tendência inovadorade D. Pedro II.




4a Questão (Ref.: 200827511538)
3a sem.: Natureza e cultura: a sociedade como domínio da regras culturais sobre a natureza.
Pontos: 1,0 / 1,0

Quero propor duas ideias. A primeira delas é que a cultura é mais bem vista não como um complexo de padrões concretos de comportamento ¿ costumes, usos, tradições, feixes de hábitos ¿, como tem sido o caso até agora, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Simulado
  • simulado
  • simulado
  • SImulado
  • simulado
  • Simulado
  • Simulado
  • Simulados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!