o provoco de comumicaçaoo dosse sagrado

1080 palavras 5 páginas
DOSSEL SAGRADO
2.1 CONCEITO DE SECULARIZAÇÃO A secularização pode ser caracterizada como um processo pelo qual a religião passa por uma fase de descentralização, deixando de ser considerado o elemento principal para a formação de uma sociedade, assim outros aspectos dessa sociedade passa a ser o elemento identificador, fazendo que uma comunidade não seja reconhecida mais por sua religião.
A palavra secularização tem origem no latim clássico, saeculum, que corresponde à palavra “século” e também da palavra “idade.” No latim eclesiástico, conquistou o significado de "o mundo", "a vida do mundo" e "o espírito do mundo", alcançando assim o sentido da palavra "secularização".
No século XVII, foi estabelecido um sentido onde secularização se referia ao abandono da vida religiosa, no entanto o sentido jurídico da palavra veio a se desenvolver durante o Tratado de Vestefália em 1648, significando a conquista pela sociedade de bens da Igreja. O significado cultural foi conquistado no século XIX, passando a ter coerência referente a um processo de reestruturação da sociedade

A secularização de uma sociedade pode ser entendida, em um sentido literal, como um processo pelo qual a religião deixa de ser o aspecto cultural agregador, transferindo para uma das outras atividades desta mesma sociedade este fator coercitivo e identificador. Ela faz com que tal objeto de análise já não esteja mais determinado diretamente pela religião.

secularização
1. Nas relações Igreja/ /Estado. No sentido positivo é o processo de devolução à esfera temporal do que, por razões de ordem histórica, estava abusivamente submetido ao domínio do religioso. V. dessacralização. Em particular assim se diz da passagem de bens eclesiásticos (sagrados ou não) para uso profano. Pode ser legítima, quando acordada com a competente autoridade eclesiástica; ou ilegítima, quan-do resultante de esbulho, nomeadamente da parte da autoridade civil, como aconteceu entre nós com as leis de

Relacionados