simulado enade

Páginas: 21 (5080 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
AVA | ENADE 2014



1
Caminho da página
Página inicial
/ ►Meus cursos
/ ►Concluintes 2015
/ ►E-Simulados
/ ►Administração
/ ► E-Simulado 01
/ ►E-Simulado 01
Iniciado em Quarta, 23 abril 2014, 19:41
Estado Finalizadas
Concluída em quarta, 23 abril 2014, 20:31
Tempo empregado 49 minutos 54 segundos
Notas 14,00/14,00
Avaliar 10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
CorretoAtingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão

“Saem as economias costeiras do Brasil e da China e entra o interior dos dois países. Em vez da Índia e Rússia, estão Filipinas, Indonésia, México, Turquia e Vietnã. Serão esses os ‘novos BRICs?’”.
(Folha de S.Paulo. Sérgio Dávila, “Brasil rural desponta entre novos BRICs.”, 23/9/2007, p. C3)
Acerca da economia mundial, assinale a alternativa INCORRETA:Escolha uma:
a. os países membros do BRIC apresentam algumas características em comum: grande extensão territorial e populacional e elevado potencial de crescimento econômico.
b. a Indonésia, membro do BRIC, nas últimas décadas abriu seu mercado ao investimento estrangeiro a partir de experiências anteriores como a criação das Z.E.E.s (Zonas Econômicas Especiais).
c. os países membrosdo BRIC são considerados países de economias emergentes.
d. o acrônimo BRIC se forma pela junção da primeira letra dos nomes de um grupo específico de países.
e. uma das principais causas do crescimento elevado da China é a farta disponibilidade da mão de obra barata.
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa estaria correta caso se referisse à China. Mesmo sob o regime políticode partido único e com grande presença do Estado na economia, a China abriu seu mercado ao capital externo, com a criação de Zonas Econômicas Especiais. As empresas estrangeiras foram atraídas para montar indústrias no país, motivadas pela baixa cobrança de impostos e pela presença de mão de obra barata, em razão da enorme disparidade de câmbio entre a moeda local, o iuan e o dólar. A China éatualmente o maior exportador mundial.
A resposta correta é: a Indonésia, membro do BRIC, nas últimas décadas abriu seu mercado ao investimento estrangeiro a partir de experiências anteriores como a criação das Z.E.E.s (Zonas Econômicas Especiais)..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão

A migração é uma das questões mais debatidas no mundo atual. No modelo de pensamentoestrutural, os indivíduos não fazem escolhas, ou melhor, não são os indivíduos e suas escolhas individuais que explicam os fluxos e a localização da população. No espaço, que não é mais o espaço da liberdade individual, mas o espaço da estrutura capitalista é o movimento do capital, sua expansão ou retração, seu deslocamento ou permanência que comandam a mobilidade e a localização do trabalho.
(Vainer,Carlos B. Reflexões sobre o poder de mobilizar e imobilizar na contemporaneidade, 2005.)
Assinale a única afirmativa que não expressa o pensamento estruturalista.
Escolha uma:
a. A mobilidade do trabalhador aparece como manifestação da necessidade do capital e sua mobilidade está submetida a ele.
b. Os movimentos dos trabalhadores e os deslocamentos das populações são apenas movimentosreflexos do movimento do capital, que é o verdadeiro protagonista do espaço estrutural.
c. A mobilidade dos trabalhadores resulta de ações racionais orientadas pelo mercado que dispõe de seu capital humano no livre jogo da oferta e da procura.
d. Os movimentos locacionais e a estrutura do espaço estão submetidos à lógica e à dinâmica do capital.
e. A mobilidade do trabalhador e o seudesenraizamento são sinais de que ele é totalmente despossuído dos meios de produção e subsistência, e, portanto, subordinado ao movimento do capital.
Feedback
Sua resposta está correta.
O mercado não pode dispor dos trabalhadores (capital humano), uma vez que o trabalho humano é o que possibilita a produção de mercadorias e serviços, e, portanto, a geração de valores econômicos.
A resposta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • simulado do Enade
  • Simulado do Enade
  • SIMULADO DO ENADE
  • Simulado enade
  • simulado enade
  • SIMULADO ENADE
  • Simulado ENADE
  • Simulado do Enade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!