Serviço Social e Trabalho Social

Páginas: 14 (3286 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014
Serviço Social e Trabalho Social

Para perceber a forma como emerge a profissão, qual a sua designação e o motivo da mesma, mas ainda para determinar a denominação da profissão como Serviço Social em certos países e Trabalho Social noutros, os factos históricos e culturais são deveras importantes e imprescindíveis, no conceito em que os diferentes factores em cada país (a forma como seresponde aos problemas sociais; quais são esses problemas; as correntes de pensamento que influenciam a origem da profissão; etc.) e a forma como estes se relacionam são determinantes. Ou seja, não pode ser esquecido o facto de os países estarem inseridos em determinados contextos sócio-históricos, espácio-temporais e de estes serem determinantes na concepção do surgimento da profissão.
Consoante ocontexto especifico são vários e diferentes os factores que influenciam o seu nascimento, factores, estes, de natureza politica, cultural, religiosa económica e social.
Por exemplo, em França a profissão á designada por “Service Social” e esta denominação está relacionada com os valores da igreja (muito presentes) e os seus fundamentos estão relacionados com a história que envolve todo o seuaparecimento.
No final do século XIX existiam muitas pessoas altruístas, voluntárias, que ajudavam os mais necessitados e pessoas que exerciam o bem, influenciadas pelo catolicismo, que praticavam caridade, beneficência, que olhavam o outro como irmão e que se entregavam ao próximo.
As primeiras escolas de Serviço Social, estavam ligadas ao catolicismo, e o Serviço Social foi muito influenciado peladoutrina social da igreja, pelos preconceitos católicos e pelo catolicismo social. Esta denominação – “Service Social” – foi importante no intuito de não se perder na sua origem. Nasceu não só ligado à igreja católica, como também aos médicos (movimento higienista – defendia não só a parte biológica, como as condições de vida). Estes perceberam que os tratamentos e medicamentos não eram suficientespara os utentes, na medida em que se não existissem condições razoáveis da habitação, higiene e alimentação, estes não seriam viáveis.
É fundamental perceber também que os factores internos (os próprios propósitos, objectivos, finalidades, fundamentos e o próprio publico) têm uma grande relevância para a designação da profissão nos determinados países.
Outro factor e ter em conta é a disputajurisdicional de várias profissões por um campo profissional, pois esta disputa faz com que as competências de determinadas profissões vão alterando e consequência desse acontecimento poderá ser a alteração da designação da profissão, e neste sentido existe o exemplo do Serviço Social enquanto profissão em Portugal. Nos últimos 50 anos surgiram muitas profissões da área social em que existemconjuntos de actividades envolvidas em várias profissões diferentes e outros que correspondem apenas ás próprias profissões. Estes tentam criar a sua própria identidade e disputam pelas competências, tirando, muitas vezes, núcleos importantes que pertenciam a outras profissões.
Ou seja, com o aparecimento de várias profissões, desenrolam-se muitas disputas, e o Serviço Social, que era a única profissãoque constituía a área social, passou a ter de dividir esta área com outras profissões (educadores sociais, animadores socioculturais, …), sendo que estas vão tomando como as suas competências, aquelas que noutros tempos foram de Serviço Social.
Por ultimo, é importante realçar um factor que remete à designação da profissão e que se prende com o Movimento de Reconceptualização, na medida em quenos anos 60/70, alguns autores começaram a criticar a própria profissão, pois não estavam de acordo com o seu funcionamento, e pretendiam fundar outro tipo de Serviço Social, com outros fundamentos, teorias, princípios e metodologias de intervenção. Como aconteceu por exemplo nos países da América Latina, onde a designação passou de Serviço Social para Trabalho Social.
Por exemplo, na América...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço Social-Divisão Social do Trabalho
  • trabalho de Serviço Social em Seguridade Social
  • Trabalhos de serviço social
  • Processos de trabalho no Serviço Social
  • Serviço social e trabalho
  • Trabalhos servico social
  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO
  • Processos de Trabalho e Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!