Sensorio Motor e Projetivo Trabalho

Páginas: 9 (2053 palavras) Publicado: 3 de abril de 2015
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA














2º ESTÁGIO: SENSÓRIO MOTOR E PROJETIVO

















São José do Rio Pardo – SP
2014

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA






2º ESTÁGIO: SENSÓRIO MOTOR E PROJETIVO




ANA CATARINA NORONHA, B7884J-3
FRANCIELLE MERGI – RA: B61FJD-0
GUSTAVO TODON – RA: B59418-7
LEDA DE LIMA. RA: B80589-7
LETÍCIA PASIN BENEDITO RA: B67791-0
MARCELACAETANO – RA: B6883C-4
MATHEUS MARQUES– RA: B821BF-0
PAMELA FERNANDES RA: B83136-7
PRISCILA DE CARVALHO – RA: B65EJJ-4
RICARDO PARISI – RA:



2º ESTÁGIO SENSÓRIO MOTOR E PROJETIVO:
Trabalho do 2ºEstagio Sensório Motor do Teórico Wallon apresentado à Professora Renata Elias da matéria Psicologia Sócio-Interacionista do Curso de Psicologia da Universidade Paulista.



São José do Rio Pardo – SP
2014SUMÁRIO

1 – Introdução 04
2 – Objetivo 05
3 – Descrição 06
4 – Resumo do Filme 07
5 – Discussão 08
6 – Conclusão 09
BIBLIOGRAFIA 10














1. INTRODUÇÃO

O estágio sensório-motor e projetivo, que se inicia por volta de 1 ano e se estende até os 3 anos de idade, caracteriza-se pela investigação e exploração da realidade exterior, bem como pela aquisição da aptidãosimbólica e pelo início da representação. Observa-se, neste período, o predomínio da atividade de exploração, de manipulação, que põe a criança em contato com o mundo físico e, portanto, é preponderantemente intelectual, voltada para um aspecto mais objetivo, centrífugo do desenvolvimento. Ou seja, é o momento em que a inteligência dedica-se à construção da realidade. Neste trabalho abordaremos oalargamento dos horizontes sociais da criança que se encontra neste estágio e como suas manifestações tornam-se gradativamente intencionais e relacionaremos esta teoria com o filme “Olha quem está falando”, onde o menino Mikey encontra-se nesta fase.

































2 – OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo, apresentar a teoria de Henri Wallon sobre o segundo estágio dacriança, Sensório- motor, que representará o desenvolvimento de acordo com a exploração e a relação com o mundo externo. Com base na teoria, temos a finalidade de criar uma relação desta com um filme utilizado para o desenvolvimento do trabalho.









































3 – DESCRIÇÃO

No 2º estágio — sensório-motor e projetivo (1 a 3 anos) —, quando já dispõe da fala e da marcha, acriança se volta para o mundo externo (sensibilidade exteroceptiva) para um intenso contato com os objetos e a indagação insistente do que são, como se chamam, como funcionam.O processo ensino-aprendizagem no lado afetivo se revela pela disposição do professor de oferecer diversidade de situações, espaço, para que todos os alunos possam participar igualmente e pela sua disposição de responder àsconstantes e insistentes indagações na busca de conhecer o mundo exterior, e assim facilitar para o aluno a sua diferenciação em relação aos objetos.As expressões emocionais/afetivas representadas pelos movimentos, atitudes e mimicas levam ao encadeamento de causa e efeito, provocando no outro disposições para atender suas necessidades.Essas relações recíprocas colocam a criança em uma simbioseafetiva com o meio, caracterizando indiferenciação entre ela e o ambiente familiar. Essas relações vão alargando os horizontes sociais da criança, tornando suas manifestações intencionais.
Quando a criança responde aos estímulos do mundo exterior, toma – o como instrumento de interesse a ser manipulado e explorado. Essa fase e chamada de estágio sensório motor projetivo, iniciando – se por volta de umano de idade e se estendendo até os três anos de idade.Essa nova etapa de desenvolvimento caracteriza – se pela investigação e exploração da realidade exterior e pela aquisição da aptidão simbólica e pelo início da representação. Nesse período é observado atividades de exploração e manipulação que põe a criança em contato com o mundo físico. Sendo assim este é o momento em que a inteligência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sensorio motor
  • sensorio motor
  • Sensorio motor
  • Sensorio-Motor
  • sensório motor
  • Sensório motor
  • sensório motor
  • Sensorio motor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!