Senso comum

Páginas: 2 (456 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

SENSO COMUM: conhecimento adquirido por tradição, herdado dos antepassados, ao qual acrescentamos os resultados da nossa experiência vivida na coletividade a que pertencemos. É o conjunto deideias que usamos para interpretar a realidade, dotado de valores que atuam sobre o nosso modo de pensar e agir. É o primeiro estágio de pensamento. O senso comum se encontra misturado a crenças epreconceitos.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO:
Desconfia de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica. Onde o senso comum vê muitas vezes fatos e acontecimentos, o conhecimentocientífico vê problemas e obstáculos.
Ele busca leis gerais para os fenômenos Ex.: a queda dos corpos é explicada pela lei da gravidade. Não acredita em milagres, mas acredita na regularidade,constância, frequência dos fenômenos.
É generalizador, pois reúne individualidades sob as mesmas leis, sob as mesmas medidas. Ex.: a química nos revela que a enorme variedade de corpos se reduz a um númerolimitado de corpos simples que se combinam de modos variados.
Aspira à objetividade enquanto o senso comum se caracteriza pela subjetividade.
Dispõe de uma linguagem rigorosa cujos conceitos sãodefinidos de modo a evitar qualquer ambiguidade.
É quantitativo: buscam medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem ser diferentes. Por isto, a matemática se constituiem instrumento importante de várias ciências.
Tem método rigoroso para a observação, experimentação e verificação dos fatos.
Diferentemente do Senso Comum que muitas vezes é marcado pelo sentimento,o conhecimento científico se pretende racional.
A filosofia ajuda-nos a perceber o porquê das coisas se alterarem. Não basta ter um conhecimento técnico e especializado, pois é necessário ter umconhecimento global, para conhecermos melhor o mundo que nos rodeia. A Filosofia é uma poderosa ferramenta utilizada na aquisição do conhecimento e da sabedoria. Através dela, o indivíduo compreende a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o que senso comum
  • Senso comum
  • Senso comum
  • senso comum
  • Senso Comum e Senso Critico
  • Senso Comum – Bom Senso
  • Senso comum e Senso crítico
  • Senso comum e Bom senso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!