Senso comum

Páginas: 7 (1597 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
Introdução

É comum observar discussões em torno da explicação da origem da vida, do homem, do mundo, aplicando argumentos científicos, filosóficos, religiosos e práticos. Atentando para as bases argumentativas, pode-se perceber a variedade de formas para explicar um mesmo objeto. É assim o ser humano: eclético e complexo. Como então estabelecer um caminho que possa agregar essa conjuntura deecletismo e complexidade? A ciência responde, ou será a fé ou ainda a vivência espontânea? Nesse contexto, será abordado o problema da demarcação da ciência e sua relação com o senso comum..

SENSO COMUM X Ciência

O senso comum contribui para que a ciência progrida a partir de dificuldades que emergem no dia-a-dia das pessoas. Poderíamos enumerar várias situações problemas vividas emcontextos sociais que exigem da comunidade científica a necessidade de pesquisar, de aprofundar interpretações dos achados e propor soluções ou indicar caminhos para as dificuldades enfrentadas pela população. Muito antes de a farmacologia moderna desvendar cientificamente a ação da cafeína sobre o sistema nervoso central, especialmente seu efeito estimulante, as comunidades indígenas da Amazônia sebeneficiavam das propriedades desta substância no alívio da fadiga, através do emprego do guaraná, sem necessariamente compreender sua composição química ou outras possibilidades terapêuticas. Contextos socioculturais diferentes permitem comunidades diversas experimentarem vivências únicas, formularem suas visões de mundo e, a partir destas, desenvolverem maneiras de viver.
Reconhecemos a utilidadeda ciência para esclarecer aspectos problemáticos suscitados pelo senso comum, ou seja, para responder sob os cânones científicos aos seus questionamentos, bem como garantir a cientificidade das respostas produzidas para aqueles problemas. Faz-se necessário que os profissionais da saúde compreendam o elo entre a ciência e o senso comum, sob um prisma filosófico, para que, a partir dos doisconhecimentos existentes, possamos construir novos conhecimentos, levando a ciência para a realidade de cada comunidade sem menosprezar o seu saber, seu "senso comum".
O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que éjusto e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.
Também faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo. Por exemplo: “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”.
Ciência é uma palavra de origem latina que significaconhecimento, sabedoria, podendo ser definida como corpo sistematizado de conhecimento relativo a um campo de estudo, uma forma de abordagem do mundo empírico. A ciência se baseia na pesquisa através de investigações metódicas e sistemáticas, sendo caracterizada pelo seu objeto formas de estudo. Quem faz ciência é o cientista, o pesquisador, o ser humano que pensa, reflete e vive num ambientecultural e consequentemente eclético e complexo.
Uma das grandes discussões em torno das contribuições da ciência para a humanidade é em relação à questão: a multiplicação do conhecimento tem multiplicado a felicidade do ser humano? Será que o critério da relativização que é pertinente à ciência, não atingiu áreas que não poderiam ser relativizadas, a exemplo da ética? No contexto dapós-modernidade, a ciência está num momento crítico em que precisa rever até mesmo o seu conceito.·.
A ciência é constituída por um corpo sistematizado de conhecimento, ou seja, doutrinas, teorias. As teorias precisam ser coerentes e dizer a verdade sobre a realidade, porém são provisórias. A ciência não prova nada. Ela verifica e comprova a veracidade ou falsidade de determinada proposição, que poderá vir a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o que senso comum
  • Senso comum
  • Senso comum
  • senso comum
  • Senso Comum e Senso Critico
  • Senso Comum – Bom Senso
  • Senso comum e Senso crítico
  • Senso comum e Bom senso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!