Senso comum

Páginas: 4 (947 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
SENSO COMUM
Existem idéias básicas sobre o senso comum: o saber imediato, nível mais elementar do conhecimento baseado em observações ingênuas da realidade. Está frequentemente ligado a resoluçãode problemas práticos do quotidiano. O saber subjetivo, construído com base em experiências subjetiva. Saber heterogêneo, que resulta de sucessivas acumulações de dados provenientes da experiência, semqualquer seletividade, coerência ou método. Trata-se de uma forma de saber ligado ao processo de socialização dos indivíduos, sendo muito evidente a influência das tradições e idéias feitastransmitidas de geração em geração. Por fim, o saber não crítico, que é o conhecimento pouco generalizador.
O Senso Comum (ou conhecimento vulgar) é se adquire através da vida que se leva em sociedade, porisso, é um saber informal adquirido de forma espontânea através do contacto com o próximo, com situações e objetos que rodeiam o indivíduo. Apesar das suas limitações, o senso comum é fundamental, semo qual os membros integrantes da sociedade não conseguiriam orientar-se na sua vida quotidiana. É um saber muito simples, superficial e informal, que não exige grandes esforços nem bases consistentesque atestem a sua veracidade, ao contrário das ciências, que assentam em conhecimentos formais porque requerem um longo processo de aprendizagem/conhecimento..
Não há análise profunda e sim umaespontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações, o senso comum é o que as pessoas comuns usam no seu cotidiano, o que é natural e fácil de entender,o que elas pensam que sejam verdades, e que lhe traga resultados práticos herdados pelos costumes. Existem pessoas que confundem senso comum com crença, o que é bem diferente. Senso comum é aquiloque a gente aprende em nosso dia a dia e que não precisamos nos aprofundar para obtermos resultados, como por exemplo uma pessoa que vai atravessar uma pista, ela olha para os dois lados, a pessoa não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o que senso comum
  • Senso comum
  • Senso comum
  • senso comum
  • Senso Comum e Senso Critico
  • Senso Comum – Bom Senso
  • Senso comum e Senso crítico
  • Senso comum e Bom senso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!