Senso Comum, Mito e Filosofia

Páginas: 3 (609 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2013
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Ciências Econômicas – Noturno
Filosofia I
Senso Comum, Mito e Filosofia
Dayvison Henrique da Silva Rosa
Deborah Galvani Matos
Erika KarolineMartins de Queiroz
Pollyanna Silva Galinari
Sanderson Clayton Ferreira

Exercício
1. Senso comum é o que acreditamos ser real baseado em saberes adquiridos anteriormente. É uma interação entre osseres vivos e o meio ambiente, o qual se relaciona, fazendo com que símbolos empregados se tornem em um conhecimento comum. Pode-se dizer que é o modo como reconhecemos as coisas e lidamos com elas, aprimeira impressão que temos de determinados assuntos, e a primeira compreensão de mundo, criada de modo coletivo onde são geradas informações subjetivas, podendo ter base científica, mas, nãonecessariamente repassando este tipo de informação de forma verdadeira. Não é a forma de analisar determinados assuntos, é o modo com obtemos informações e repassamos as mesmas. Resumindo, é o queaprendemos no dia-a-dia, o ato de agir e pensar que tem como base culturas e tradições. Exemplo: uma determinada mãe ouve seu filho chorar, ela logo irá tomar uma atitude como oferecer alimento, ou trocar suafralda, ela não irá analisar cientificamente qual tipo de choro é, só irá exercer funções das quais foram tidas como base o senso comum, pois tais informações foram repassadas hereditariamente portoda a sociedade.
2. Filosofia: é pensar, investigar racionalmente, criticar os primeiros princípios como o mito e o senso comum, ter curiosidade de saber o “por que” do mundo, do universo, ser comosão, é querer ter um conhecimento mais rigoroso e crítico e no fim do estudo ter uma opinião, uma hipótese formada, mas não ter meios científicos que comprovam suas conclusões.
Ciência: estudo paraobtenção de conhecimento através de experiências, observação de fenômenos decorrentes de nossa história, é o estudo que busca comprovar suas teses de forma racional, objetiva, sucinta e concreta.
3....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Senso comum, mito e filosofia
  • Mito, Filosofia e Senso Comum
  • Mito Senso Comum e Filosofia
  • O que é filosofia
  • RESUMO POR CONSTRUÇÃO DO TEXTO “SENSO COMUM, MITO E FILOSOFIA”
  • Mito e senso comum
  • senso comum e mito
  • Filosofia e senso comum

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!