Ficha de Leitura

Páginas: 4 (920 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2013
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL








FICHA DE LEITURA
PSICANÁLISE











Lajeado, 29 de agosto de 2011.
FICHA DELEITURA


Nome do autor: A. M. F. Bock
Título: A psicanálise
Livro: Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia
Editora: Saraiva
Local e Data: São Paulo, 2001

RESUMO


O médicoSigmundo Freud foi o responsável pela criação da psicanálise. A psicanálise criada por Freud surgiu a partir das investigações científicas realizadas pelo mesmo sobre os sonhos, as fantasias, osesquecimentos e a interioridade humana.
Freud inicialmente em seus atendimentos clínicos utilizava-se da hipnose para tratar distúrbios nervosos. Esse método possibilita a visualização da origem dos sintomasfísicos, mas nem todos os pacientes se disponibilizavam a participar desse tipo de atendimento.
Dessa forma, Freud foi modificando essa técnica e desenvolveu a técnica da concentração. A técnica daconcentração consistia na conversação normal com o paciente, mas sem perguntas, buscando observar as manifestações do indivíduo durante a conversa. Através dessa prática sem perguntas, Freud observouque os pacientes apresentam algumas reações como embaraçamento, vergonha, entre outras. Freud denominou essas formas de reação como resistência. Já de repressão denominou o processo psíquico queencobre o sentimento ou a idéia que está na origem do sintoma.
O termo psicanálise apresenta três usos, pode-se referir-se a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional. Nocontexto de teoria defini-se como o conjunto de conhecimentos da vida psíquica. Referindo-se ao método de investigação possui como característica a interpretação, ou seja, busca entender o significadooculto de ações, palavras e frutos do imaginário. Já como prática profissional busca realizar o autoconhecimento ou a cura através de psicoterapias, orientações, aconselhamentos, etc.
Freud foi o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FICHA DE LEITURA
  • ficha de leitura
  • Ficha de Leitura
  • ficha de leitura
  • Ficha de leitura
  • Ficha de leitura
  • Ficha leitura
  • Ficha de Leitura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!