Doenças Sexualmente Trasmessiveis

727 palavras 3 páginas
Sífilis (infecção transmitida através das relações sexuais provocada por uma bactéria chamada Treponema palli)

A sífilis é uma infecção transmitida através das relações sexuais e, por vezes, através do beijo. É muito importante tratar precocemente esta infecção. Normalmente, a sífilis fica curada com o tratamento, mas pode voltar e então terá de ser tratada novamente. Sem tratamento, pode disseminar e atingir a pele, o coração, os vasos sanguíneos e o cérebro.

Fotos de sífilis:

Causas da sífilis:

Esta infecção é provocada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Transmite-se através do sexo vaginal, oral (boca) ou anal (ânus). Na gravidez, as mulheres grávidas com sífilis podem passar a infecção aos seus fetos. Tem maior probabilidade de apanhar sífilis se tiver mais do que um parceiro sexual.

Sinais e sintomas da sífilis:

A infecção ocorre quando há contacto com alguém com sífilis. As manifestações da doença podem ser múltiplas e dependem do tempo de infecção. Consideram-se três fases:

Sífilis primária (Primeira fase) (dias a semanas após a infecção): Poderá haver uma inflamação ou ferida no pénis, na vagina, no ânus, na boca ou noutra parte do corpo (onde se deu o contacto). Normalmente, a lesão é indolor, dura, e pode não se aperceber da sua existência. Esta lesão desaparece num período de uma ou duas semanas, sem tratamento. Contudo, não está curado da sífilis e pode contagiar outras pessoas nesta fase.

Sífilis secundária (Segunda fase) (normalmente 6 – 12 semanas após a infecção): Caracteriza-se pelo aparecimento de uma erupção na pele, geralmente disseminada, com manchas avermelhadas que atingem também as palmas das mãos e as plantas dos pés. No entanto, a variedade de lesões cutâneas possíveis é enorme. Outros sinais podem ser febre, gânglios inflamados, dor de cabeça, enjoo, rigidez no pescoço ou cansaço. Durante esta fase, a sífilis ainda é contagiosa.

Sífilis terciária (Terceira fase) (pode ocorrer muitos anos após a

Relacionados