Segunda Geração : Miticismo e Consciência Social

Páginas: 2 (484 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Carlos Drummond de Andrade
(1902-1987)
 
Carlos Drummond de Andrade, poeta, jornalista, contista. Nasceu em Itabira, Minas Gerais, e faleceu na cidade do Rio de Janeiro. Formou-se em Farmácia, emBelo Horizonte, e foi professor de geografia. Em 1925, fundou com outros escritores mineiros A Revista,órgão de curta duração mas de fundamental importância no modernismo mineiro. Mudou-se para o Riode Janeiro em 1933 onde trabalhou como jornalista e funcionário público. Nunca esqueceu a terra natal e, referindo-se à infância, escreveu, certa vez, :"...hoje, Itabira é apenas um retrato naparede/ mas, como dói". Teve uma única filha, Maria Julieta, também escritora, que morreu alguns meses antes do pai.
Foi o primeiro grande poeta posterior aos movimentos que inauguraram o modernismobrasileiro. Observador e irônico, percebia como ninguém o pequeno hiato existente entre o "ser" e o "parecer" das pessoas, material que recheava suas poesias de humor, uma de suas marcantes características.Em sua obra destacam-se Sentimento do mundo (1940) e a Rosa do povo (1945), esta última uma exortação à resistência contra a fúria nazifascista e todas as formas de dominação e exploração.Segue-se Claro enigma (1948-1951), em que, ao lado da recusa a este "sistema de erros", expressa suas inquietações e interrogações diante do tempo, da morte e do "vazio que destrói o sonho da existência",levando o indivíduo a fechar-se em si mesmo, sem ousar o salto ou a ruptura.
Desta poesia de base filosófica dos anos 50, Carlos Drummond de Andrade passou a buscar a Lição das coisas (1959-1962), fazendodas coisas e das palavras que as nomeiam, uma forma de atingir o essencial e mais significativo.
Em Contos de aprendiz (1951) e crônicas de Fala, amendoeira (1957) — ao lado da contida, mas intensaexpressão de afeto e rejeição ao absurdo do mundo — perspassa um humor irônico em relação à diferença entre o que os homens mostram ou parecem ser e o que são — uma das tônicas da visão deste poeta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segunda Geração Misticismo e Consciência Social
  • segunda geração misticismo e consciência social
  • SEGUNDA GERAÇÃO MISTICISMO E CONSCIÊNCIA SOCIAL
  • A segunda geração
  • segunda geração
  • segunda geraçao
  • Produção de bioetanol de segunda geração
  • Romantismo, segunda geração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!