Dez tipos de Generos textuais

Páginas: 6 (1265 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
 Gêneros textuais
CARTA
Estrutura: narrativa argumentativa. Redigida na 1ª pessoa do singular (individual) ou 1ºª pessoa do plural (coletiva).Sua organização constitui: Cabeçalho: indica lugar e tempo da produção, destinatário e interpelação; Corpo: desenvolvimento da mensagem; Despedida: indica saudação e assinatura do remetente. Temestilo: informal ou formal, dependendo do destinatário; Para sobrescritar o envelope, é necessário colocar, na frente o nome do destinatário, endereço, cidade, estado e o CEP ( Código de Endereçamento Postal). No verso, os dados do remetente ,Selar e postar a carta. No caso de uma correspondência ser entregue pelo remetente, basta escrever no envelope o nome do destinatário e, no canto inferiordireito, a expressão “Em mãos'
CARTÃO
O cartão, geralmente, é uma forma de mandar mensagens curtas, em ocasiões especiais ou datas comemorativas para pessoas amigas. No cartão deve conter, o nome da pessoa para quem será enviado, uma mensagem, o nome de quem envia e a data. Dependendo do cartão, pode conter também uma ilustração que caracteriza a data.
BILHETE
É uma comunicação simples e básica, naqual imite apenas a mensagem para pedir agradecer, oferecer, informar, desculpar ou perguntar. O bilhete é composto normalmente de data: deve ser abreviada e colocada no início ou no final do bilhete sem parágrafos; Saudação: deve ser no início do bilhete, lado esquerdo, sem parágrafo, e junto ao nome do destinatário; Mensagem: salta-se uma linha da saudação. É escrito de forma sintética. Deveser apenas em 01 parágrafo, mas pode usar ponto seguido; Despedida: salta-se 01 linha do final da mensagem e o escreve no meio da outra linha; Nome do remetente: salta-se uma linha, escreve-se abaixo da despedida, do meio para o final da linha.
CONVITE
É uma comunicação simples e básica, na qual imite apenas a mensagem para pedir agradecer, oferecer, informar, desculpar ou perguntar. O bilhete écomposto normalmente de data: deve ser abreviada e colocada no início ou no final do bilhete sem parágrafos; Saudação: deve ser no início do bilhete, lado esquerdo, sem parágrafo, e junto ao nome do destinatário; Mensagem: salta-se uma linha da saudação. É escrito de forma sintética. Deve ser apenas em 01 parágrafo, mas pode usar ponto seguido; Despedida: salta-se 01 linha do final da mensagem e oescreve no meio da outra linha; Nome do remetente: salta-se uma linha, escreve-se abaixo da despedida, do meio para o final da linha.
HISTORIA EM QUADRINHOS
Estrutura narrativa apresentada por meio de mensagem icônica e mensagem linguística. Textos sintéticos e diretos, apresentados em balões ou legendas. Os balões, de diferentes tipos, são utilizados para indicar fala de personagens (discursodireto), ideias, pensamentos, sentimentos e ruídos. A sequência a ser lida é indicada pela localização dos balões: lê-se, primeiro, o que está acima e à esquerda para a direita, do plano posterior para o primeiro plano. O corpo e a espessura das letras estão diretamente ligados às ações e sentimentos pelas personagens. Utilização de onomatopeia dentro ou fora de balões. Utilização de metáforasvisuais representando sensações, sonhos, recordações. Nas histórias em quadrinhos, as falas aparecem nos balcões; a narrativa, no retângulo: o pensamento e o cochicho, em balcões em forma de nuvem e traçados com linha pontilhada, respectivamente.
CANTIGA DE RODA
Outra forma poética muito apreciada pelas crianças é a cantiga de roda, brincadeira infantil que permite várias evoluções, combinações devozes e movimentos variados. Algumas podem ser acompanhadas de palmas e sapateios; outras se ocupam da escolha do par, há ainda aquelas em que as perguntas feitas à dona da roda são respondidas pelo grupo que está à sua volta. Apresentam temas populares, rimas e ritmo bem definido, cadenciado.
PIADAS
São textos anônimos, ou seja, não são assinados. Isso significa que elas não têm um autor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipo textual e gênero textual
  • Gênero Textual e Tipo Textual
  • Tipos Textuais E Generos Textuais
  • Tipos de texto e generos textuais
  • Gêneros x Tipos Textuais
  • GÊNEROS DISCURSIVOS E TIPOS TEXTUAIS
  • Gêneros e tipos textuais
  • Gêneros Textuais e seus Tipos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!