Secagem de Soja em Leito Fluidizado

Páginas: 13 (3110 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Centro Universitário Una














Secagem de Soja em Leito Fluidizado


























Belo Horizonte
2009
Centro Universitário Una















Secagem do Farelo de Soja em Leito Fluidizado












Trabalho apresentado como requisito de avaliação no curso de Engenharia Química do Centro UniversitárioUna.




Professor Orientador: Milena Pereira








Belo Horizonte.



2009

RESUMO

Após a obtenção do farelo através do processo de torrefação e moagem da soja o produto passa pelo leito fluidizado com ar quente para a retirada da umidade, a fim de inibir a ação de algumas enzimas que dificultam sua digestãoquando utilizada na alimentação de animais, e deterioram o farelo quando embalado para comercialização.
O secador típico das indústrias de farelo de soja é do tipo rotativo com aquecimento indireto, porém esta operação é grande consumidora de energia, por este motivo nosso objetivo é demonstrar a secagem do farelo de soja através da técnica de Leito Fluidizado, que é utilizada principalmente parasólidos particulados e também é aplicada na secagem de soluções e pastas.






















Lista de figuras

RESUMO 3
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 Objetivos: 6
1.2 Objetivos específicos: 6
1.3 Hipóteses: 6
1.4 Suposições: 7
2 DESENVOLVIMENTO 8
2.1 Referencial teórico 8
2.2Metodologia 8
2.2.1Materiais utilizados para a moagem do leito 8
2.3Apresentação dos dados 92.4Analise dos dados 15
3 CONCLUSÃO 15

1 INTRODUÇÃO

O Farelo de Soja é utilizado basicamente como suplemento rico em proteínas para a criação de gados, suínos e aves, mas pode ser empregado também como alimento de peixe na aqüicultura e na produção de ração de animais domésticos. Este farelo é obtido a partir da torrefação e moagem da Torta de soja, substância que permanece após a extração doóleo de soja com solventes.
O farelo que é considerado a mais importante matéria prima para a alimentação animal, também está sendo utilizado na elaboração de produtos não alimentares devido à sua facilidade de obtenção e o baixo custo envolvido em seu processo de produção. Foi constatado que o farelo de soja pode substituir a farinha de trigo usada tradicionalmente na composição da cola gerando umproduto de alta qualidade, a partir de um volume menor de matéria prima. Nos anos 40 o farelo de soja foi bastante utilizado como matéria prima em cola de papéis laminados, adesivos para madeira, indústria de plásticos e indústria têxtil.
Após a obtenção do farelo através do processo de torrefação e moagem da torta de soja o produto passa por um tratamento com vapor direto e indireto em umequipamento chamado Dessolventizador/Tostador, onde ocorre a eliminação do hexano com vapor direto e o aquecimento do farelo úmido com vapor indireto. No final deste processo o farelo sai com certa umidade e passa por um secador onde parte dessa umidade deve ser eliminada, a fim de inibir a ação de algumas enzimas que dificultam sua digestão quando utilizado para alimentação de animais, e deterioram oproduto quando embalado para comercialização. A secagem da soja é importantíssima para a durabilidade do produto, ou seja, a soja para ser embalada, armazenada e comercializada sem que haja deteriorização ou danos nos grãos é necessário que a umidade da soja seja de no máximo 13%.
O secador típico das indústrias de farelo de soja é do tipo Rotativo com aquecimento indireto, porém esta operação égrande consumidora de energia, por este motivo nosso objetivo é demonstrar a secagem do farelo de soja através da técnica de Leito Fluidizado, que é utilizada principalmente para sólidos particulados e também é aplicada na secagem de soluções e pastas.
O esquema geral de um leito fluidizado utilizado na secagem do farelo de soja é formado basicamente por um compartimento cilíndrico de base...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REATOR DE LEITO FLUIDIZADO GOTEJANTE
  • Leito fixo e fluidizado
  • Leito Fixo Fluidizado
  • Secadores de leito fluidizado
  • Craqueamento catalítico em leito fluidizado
  • Leito fixo e fluidizado
  • lagoas e leitos de secagem
  • Fcc (craqueamento catalítico em leito fluidizado)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!