Arterosclerose Coronariana

Páginas: 2 (370 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Arterosclerose Coronariana

Fisiopatologia: Pode ser causada por acumulo de lipídios, gorduras ou tecido fibroso na parede do vaso, fazendo estreitamento do vaso e diminuição do fluxo sanguíneo.Ela pode continua a se desenvolver por inflamação e lesão provocada por tabagismo, hipertensão e outros. Essa inflamação faz com que os macrófagos infiltrem na região lesionada e ingerem os lipídeos,chamado de células espumosas. Eles também liberam substância que atraem plaquetas, iniciando a coagulação. E as células musculares lisas dentro da parede, formam uma capa fibrosa sobre o lipídio e ainflamação, esses depósitos são chamados de ateromas ou placas. Quando a capa é fina e inflamação continua, pode causa hemorragia na placa e formar trombo.
Manifestações Clinicas: as complicações sãode acordo com a localização e grau de estreitamento da luz arterial, formação do trombo e obstrução do fluxo sanguíneo. Primeiro pode causar isquemia (diminuição de suprimento de oxigênio na célula),angina (quando tem aterosclerose significativa) e quando diminuição do suprimento for longa e grande pode levar ao IM. Com o passar do tempo o miocárdio lesionado de forma irreversível se degenera e ésubstituído por tecido cicatricial, isso pode causar vária disfunção miocárdica como debito cardíaco diminuído, insuficiência cardíaca, e morte cardíaca súbita (coração para de bater). Mas podem serassintomático, os paciente com isquemia podem ter vários sintomas diferentes da dor torácica, e os portadores de diabetes e insuficiência pode ter falta de ar, algumas mulheres tiveram dispneia,náusea, fraqueza e outros atípicos.
Fatores de Risco para doença cardíaca: os principais que são níveis de lipídeos elevados, obesidade, diabetes, tabagismo, hipertensão, histórico familiar de doençacardiovascular permanente (primeiro grau, com 55 homens e 65 mulheres), e idade. A síndrome metabólica também pode ser um risco.
Equivalente de risco para DAC ( mesmo risco que um paciente com DAC):...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arterosclerose
  • arterosclerose
  • Diabetes e arterosclerose
  • Doenças coronarianas
  • Doença coronariana
  • Doença coronariana
  • Doenças Coronarianas
  • Anatomia coronariana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!