Secagem de alimentos

Páginas: 5 (1236 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Secagem de folha de hortelã com secador capilar acoplado






I - Secagem

Na indústria farmacêutica a maioria dos medicamentos fitoterápicos no Brasil encontra-se sob forma farmacêutica sólida. Segundo Carvalho, mais de 70% dos 512 medicamentos registrados, apresentam-se como formas farmacêuticas sólidas, extrato seco.
A matéria prima para estes produtos é constituídapor extrato seco, onde este é considerado tecnologicamente viável para fins de produção em larga escala, incluindo também a estabilidade física, química e microbiológica. Além da facilidade de padronização e manuseio, o que contribui para a garantia da homogeneidade de preparações farmacêuticas (Teixeira, 1996; De Paula et al., 1997; Runha et al., 2001)
A secagem é empregada para processamento dediversos materiais para a obtenção de grânulos e pós. O objetivo principal da secagem é a retirada da água, que favorece um meio reacional propício para reações químicas, fenômenos físicos e proliferação microbiana. Assim formando o extrato seco, que por definição são preparações sólidas, pulverulentas ou granuladas obtidas por evaporação de extrato de plantas medicinais, apresentando o teor desubstâncias ativas (Farmacopeia Brasileira, 1998).
Entre as técnicas de secagem existe a nebulização ou spray-dryer, o leito de jorro, a liofilização, a evaporação rotativa e a secagem solar. A maioria dessas técnicas são motivadas pela potencialidade, fornecendo um produto de alta qualidade e com investimento relativamente baixo.
A secagem em spray-dryer consiste na mistura diluídasólido-fluído em corrente de ar aquecido, que promove a evaporação do solvente, assim levando ao produto seco finalizado. Segundo Wendel e Celic, 1998, mesmo essa sendo uma das tecnologias mais caras, que necessita de um investimento alto em instalações, ela é a mais amplamente utilizada, pelo fato de ter suas vantagens. Entre essas vantagens incluem a produção de materiais com propriedades físicas desejadas,capacidade de processamento de diferentes tipos de matérias primas e a flexibilidade da operação. Os produtos finais produzidos por spray-dryer reúnem padrões elevados de qualidade com respeito a granulometria, umidade final, homogeneidade, densidade e forma.
A secagem por leito de jorro foi desenvolvido em 1954 por Glishler e Mathu, projetado para a secagem de grãos de trigo inicialmente.
Oleito de jorro tem por finalidade promover o contato entre um fluído e partículas grandes com baixa qualidade de fluidização, recomendada para secagem de materiais granulares, pastas e suspensões. Essa técnica está sendo difundida devido a suas características de alta taxa de circulação de partículas inertes e o baixo custo de construção, manutenção e operação do equipamento.
A liofilização é umprocesso que obtém três etapas. A primeira é o congelamento do produto. A segunda etapa consiste na sublimação, onde o estado sólido (congelado) é convertido rapidamente em vapor. E o terceiro passo consiste em retirar a água que ainda está fortemente ligada ao produto por um processo chamado dessorção (Jalles, 1999).
A evaporação rotativa é um equipamento que se consegue concentrar o extratopor evaporação de solvente, onde a solução a concentrar é continuamente agitada por rotação imposta pelo motor e os vapores de solvente liberados são condensados. Geralmente são utilizados pequenos volumes e temperaturas não muito elevadas, entre 30 e 40 C.
A secagem solar, que é o objetivo deste trabalho, consiste em desidratação do alimento para a preservação do mesmo, onde se utiliza energiatérmica para tal acontecimento, removendo assim, parte ou quase a totalidade de água dos alimentos. A desidratação por sua vez, é a remoção de líquidos de um material sólido, na forma de vapor, numa temperatura menor que a de ebulição. O uso da secagem solar é vantajoso pelo baixo custo de processamento, permitindo a comercialização a um preço competitivo. Uma desvantagem da sua utilização é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Secagem de alimentos
  • Secagem de alimentos
  • secagem em alimentos por microondas
  • Secagem e desidratação dos Alimentos
  • TECNICAS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS SECAGEM
  • Principios de secagem em alimentos
  • Desidratação e Secagem dos Alimentos
  • Desidratação e secagem de alimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!