As 7 teorias da natureza humana

Páginas: 7 (1614 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014


As seta teorias sobre a natureza humana


O existencialismo trata, sobretudo, dos problemas do Homem, sem esquecer da pergunta costumeira — Que é o homem? Tudo o que dissermos sobre o homem dependerá da nossa visão sobre a sua natureza. O sentido e o propósito da vida humana, o que devemos fazer e o que podemos esperar dos seus atos, tudo isso é afetado por um“pré-juízo” conceitual; por aquilo que pensamos ser a natureza “real” ou “verdadeira” do Homem. Segmentamos a natureza humana e, a partir daí, criamos padrões de comportamentos para cada segmento e passamos a exigir que o Homem dê respostas de acordo com esses segmentos. Esquecemos que o Homem é matéria e forma, ao mesmo tempo. Assim sendo, não devemos separar o seu corpo das características formais queconstituem a natureza do Homem como uma totalidade. Se definimos o Homem como um ser espiritual, cobramos dele comportamentos voltados exclusivamente para a sua espiritualidade e esquecemos dos outros segmentos. É possível que ele se realize espiritualmente, mas se os outros segmentos são negligenciados – o Homem como ser social, político, econômico, etc. — ficam vazios e é possível que esses vazios fiquemdesestruturados e entrem em conflito com a sua espiritualidade Só podemos definir o Homem de modo universal a partir do que entendemos sobre a sua natureza, e só podemos entender a pessoa a partir do conhecimento da sua história. Uma coisa é entender a natura do Homem, enquanto espécie; outra coisa é, partindo da natureza da sua espécie, entender a pessoa singular.

Apresentaremos as seteprincipais teorias sobre a natureza:

Platão. Relaciona a natureza humana a O governo dos sábios. Para dar solução aos nossos problemas deveríamos ser governados por aqueles que sabem o que é melhor para nós. Platão tem uma visão dualista do homem. Um dualismo de substância, diferente do dualismo de propriedades. Para ele, a mente, ou alma, é uma substância distinta da substância docorpo. Elas se relacionam, mas não se associam. Com a morte, a alma vai para o Hades e o corpo para o local que é próprio da matéria. A mente ou a alma é uma entidade não-material que pode existir separadamente do corpo. Quando a alma retorna ao mundo em outro corpo, traz consigo os conhecimentos sensoriais que ficaram armazenados na memória, em outra vida. Na vida atual, a pessoa apenas recordao que está no seu inconsciente. Na vida atual, não há conhecimento adquirido, apesar de, para Platão, o Homem ser intrinsecamente social. Platão fala das ideias inatas – as que traz consigo de outras vidas. Fala, no livro III de As Leis, que há uma psique na matéria, insinuando que a natureza é inteligente. Esse modo de pensar de Platão leva-nos a crer na possibilidade da existência de umainteligência artificial. É pela observação que o Homem conhece a natureza e, assim, ele não cria, apenas descobre o que está ai, no mundo. Essa teoria da natureza humana de Platão abre muitos caminhos para a reflexão.
Para Platão, há três tipos de homem cujos desejos principais vêm a ser, respectivamente, o conhecimento, o sucesso ou o ganho.
Cristianismo: A natureza do Homem tem origem divina. Adoutrina cristã a respeito do Homem o vê na sua relação com Deus que o criou para que ele ocupasse uma posição especial no universo. O Homem pecou e perdeu a graça que lhe foi dada no Jardim do Éden; usou mal a liberdade de escolha dada por Deus, escolheu o mal em vez do bem, rompeu assim a sua relação com Deus. A solução cristã para o Homem se baseia em Deus. Somente Deus pode perdoar o Homem erestaurar a sua relação com Ele. Daí a ideia bíblica da salvação e da regeneração do Homem só serem possíveis através da misericórdia, do perdão e do amor de Deus. – se o Homem assim o quiser.
Marx. Marx defendia “a revolução comunista” e entendia que a natureza humana é essencialmente social. Tudo que uma pessoa faz é essencialmente um ato social que pressupõe a existência de outras pessoas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Natureza humana
  • Natureza Humana
  • Natureza humana
  • A natureza humana
  • A Natureza HUmana
  • Natureza humana
  • o que é a natureza humana?
  • Natureza Humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!