Saúde e Segurança no Trab Benefícios e Assist.Social

12194 palavras 49 páginas
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO / BENEFÍCIOS E ASSISTÊNCIA SOCIAL – EAD

MÓDULO I – INTRODUÇÃO A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Nesse módulo, iremos focar os objetivos e propósitos de um serviço de saúde ocupacional e as três áreas principais de abrangência, abordando suas características e peculiaridades.

Fazendo uma análise crítica da origem e evolução da saúde e segurança no trabalho no decorrer dos anos, podemos entender que um serviço de saúde ocupacional apresenta as seguintes finalidades abaixo:

- Cuidar e proteger o colaborador contra qualquer risco à saúde que se origina no trabalho ou das condições físicas e psicológicas em que o trabalho é executado;

- Buscar o equilíbrio e o ajustamento mental e físico do colaborador, primordialmente voltado para o trabalho e seu direcionamento para empregos onde encontrem uma adequação e sintonia;

- Estabelecer e manter um alto grau de bem-estar físico e mental dos colaboradores.

A definição dos objetivos e propósitos de um serviço de saúde ocupacional está formalizada na Recomendação 112 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que foi criada em 1959.

A maioria dos serviços de saúde ocupacional foca três áreas principais: prevenção, ajustamento ao trabalho e tratamento. A seguir iremos estudar uma a uma para a sua melhor compreensão do assunto.

Prevenção

De acordo com Waldron (2003, p.173): “a prevenção de doenças ocupacionalmente induzidas é cardinal para o trabalho de um serviço de saúde ocupacional e envolve não somente a proteção contra riscos bem conhecidos, mas também a identificação e a avaliação de novos riscos para a saúde”. Podemos entender que é preciso a cooperação entre diversas empresas e a colaboração de departamentos de saúde para que sejam feitos estudos preventivos contra possíveis doenças ocupacionais.

Com a globalização e a evolução incessante dos meios tecnológicos, a medicina nos últimos anos evolui e, conseqüentemente, novos estudos foram desenvolvidos.

A

Relacionados

  • Loa 2015
    79262 palavras | 318 páginas