Salto para a piscina

Páginas: 5 (1051 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
Escola Básica e Secundária da Povoação
Disciplina: Física e Química
Ano letivo 2013/2014


RELATÓRIO







SALTO PARA A PISCINA

Trabalho elaborado por:
- André Leite, nº 3
- Carolina de Mendanha Álvares, nº 8
- Gonçalo Raposo, nº 14

Objetivo

Com este procedimento experimental temos como por objetivo estudar a relação existente entre a velocidade do lançamentohorizontal de um projétil a uma determinada altura do solo e o alcance do mesmo ao nível do solo.



























Introdução

Para termos os conhecimentos de física que temos hoje foram necessários inúmeros estudos feitos por diversos físicos da antiguidade e atualidade. Galileu foi um físico, matemático, astrónomo e filósofo italiano que contribuiu muito para odesenvolvimento da física no que diz respeito ao conceito de movimento e inércia, envolvendo uma abstração completa das ideias aristotélicas.
Galileu ao longo do seu estudo nesta área da física procura definir cada tipo de movimento de modo a que seja possível caracterizá-lo com uma determinada expressão matemática.
Entre estes movimentos encontra-se o movimento uniforme no qual umcorpo percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais:
Se tivermos um conjunto de medições e traçarmos um gráfico s(t) verificamos que uma reta intersetará os pontos formados por esta relação.
Com esta experiência tínhamos como objectivo, como já foi dito anteriormente, estudar o lançamento horizontal de um projétil e esta situação verifica-se durante um salto para a piscina em quecorresponde a um movimento de um corpo ou projétil que seja lançado horizontalmente nas proximidades da superfície da Terra com resistência do ar desprezável.
Quando um corpo é lançado pode ter vários movimentos, mas nesta experiência, trabalhamos o lançamento horizontal de um projétil. Este pode ser dividido em duas direções, horizontal e vertical. Na vertical (no eixo dos yy), o movimento éretilíneo uniformemente acelerado (a velocidade aumenta ao longo da trajetória) com velocidade inicial nula pois, o corpo é lançado horizontalmente. A resultante das forças na direção vertical é a força gravítica (peso do corpo), logo a aceleração mantém‐se constante e igual a aceleração gravítica (g).
Quanto à direção horizontal (eixo dos xx) o movimento é retilínio uniforme, pois a aceleração é 0e a velocidade constante (a resultante das forças na direção horizontal é nula).
Para um corpo atingir uma maior velocidade à saída da rampa, deve-se deixar cair a uma altura mais elevada. A energia potencial gravítica é maior inicialmente quando o corpo está a uma altura maior, e com a aplicação do principio da conservação da energia mecânica verificamos que quanto maior for a energia potencialinicial, maior será a energia cinética à saída da rampa.
Quanto maior a velocidade maior será o alcance. Pois quanto maior a altura maior é a velocidade horizontal e consequentemente o alcance.
x=v0.t  x=v0.




















Registo dos Resultados

Massa da esfera: 16,4 g (com um erro de +/- 0,01)
Diâmetro da esfera: 0,0166 m (com um erro de +/- 0,0005)
Alturada mesa: 1,16 m (com um erro de +/- 0,0005)

Ensaio
Δt (s)
Alcance (m)
Primeiro
0.004978
1.44
Segundo
0.004948
1.47
Terceiro
0.004958
1.47



Δt (s): Intervalo de tempo médio na photogate

Média do alcance
1,447













Tratamento dos resultados

Para o cálculo da velocidade de cada ensaio utiliza-se a forma v = . Neste caso à distância equivale ovalor do diâmetro da esfera, obtendo-se:

Vi =








Com o cálculo da velocidade como já era de esperar podemos verificar que a velocidade diminui ao longo dos ensaios visto a força aplicada na posição inicial vai diminuindo ao longo do procedimento experimental.


Gráfico 1 - Alcance em função da velocidade à saída do escorrega para uma altura de lançamento de 1,16 metros....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SALTO PARA A PISCINA
  • Salto para a piscina
  • Salto Para A Piscina
  • Salto para a piscina
  • Salto para a piscina
  • Salto para a piscina
  • Salto-piscina
  • Salto para a piscina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!